O McDonald’s é o restaurante mais buscado pelos brasileiros no Google Maps, mas – por incrível que pareça – o Burger King viu no sucesso digital do rival uma boa oportunidade de gerar buzz e criar oportunidades de vendas.
Aproveitando o recurso "Local Guides" da plataforma, a empresa adicionou imagens contendo cupons de desconto às marcações de mais de mil estabelecimentos da concorrência, distribuídos por 24 estados do Brasil.

Segundo Igor Puga, vice-presidente de marketing da Zamp, operadora do Burger King no Brasil, a campanha foi baseada no insight de que, se os concorrentes são mais pesquisados no Google, o BK deve tentar ser a marca mais comprada.
Histórico de provocações
O Burger King tem um histórico de campanhas publicitárias ousadas, marcadas pela utilização de tecnologia para provocar o McDonald’s. Uma das ações mais lembradas foi a "Whopper Detour", lançado nos Estados Unidos em 2018.
A campanha utilizou geofencing, uma tecnologia baseada em GPS, para oferecer um Whopper por apenas 1 centavo aos clientes que estivessem próximos a um restaurante do McDonald's.

Para aproveitar a promoção, os consumidores precisavam abrir o aplicativo do Burger King enquanto estavam na área designada e realizar o pedido. Em seguida, eram direcionados ao Burger King mais próximo para retirar o sanduíche.
Outras campanhas do Burger King seguiram essa linha provocativa. No Brasil, em 2019, a ação "Burn That Ad" permitia que os consumidores usassem realidade aumentada para "queimar" anúncios do McDonald's no celular e, em troca, ganhavam um Whopper grátis.

Já em 2015, a rede propôs a criação do "McWhopper", uma fusão dos dois sanduíches mais famosos das marcas, como uma forma de celebrar o Dia da Paz. O McDonald's recusou a proposta, mas o Burger King conquistou grande repercussão global.
Em outra campanha ousada, chamada "The Not Big Mac", a empresa ironizou o fato de o McDonald's ter perdido a exclusividade do nome "Big Mac" na União Europeia, criando um cardápio com nomes provocativos, como "O Sanduíche Que o Big Mac Deseja Ser".
Leia também: Burger King é eleita a marca mais criativa do mundo
COMPARTILHAR ESSE POST