Pelo sexto ano seguido, o Burger King ganhou o título de marca mais criativa do mundo no ranking WARC Creative 100. Desta vez, a iniciativa premiada foi a campanha “Bug King”, que convidou a comunidade gamer a encontrar bugs - ou defeitos - em jogos eletrônicos e, com isso, ganhar descontos de até 40% nos lanches e pontos no Clube BK.
Dados internos da marca apontam que a ação, criada no Brasil, gerou 60 mil vendas por meio de cupons 'bugados'. Já em termos de reconhecimento, a campanha arrematou cinco prêmios no Festival de Cannes em 2022. Segundo Ariel Grunkraut, CEO da ZAMP, máster franqueada das marcas Burger King e PopeNo no Brasil, Bug King foi a mais bem avaliada entre todas as campanhas de BK premiadas e reconhecidas no mundo.
Os prêmios conquistados pela Bug King foram essenciais para o título conferido ao Burger King. Isso porque o ranking da WARC Creative 100 acompanha diferentes competições publicitárias de relevância regional e global, que exigem que os participantes demonstrem a criatividade da campanha. As campanhas (e as marcas e agências por trás delas) recebem pontos com base nos prêmios que ganham nessas competições.
Além do Burger King, que marcou 665.1 pontos nos critérios de avaliação, compõem o Top 10: Corona (639.8 pontos), McDonald’s (595.2), Heinz (576.3), Heineken (574), Apple (564), Dove (441.5), Oreo (428.3), IKEA (362.9) e Michelob ULTRA (351.5).
Criatividade às vezes polêmica Em fevereiro, o Burger King se envolveu em uma polêmica no Brasil ao contratar o ex-ator de filmes adultos Kid Bengala para estrelar uma nova campanha digital. Em um vídeo curto, o influenciador fazia piadas de cunho pornográfico para descrever sua experiência experimentando os sanduíches da rede.
No Instagram, os internautas utilizaram termos como “sem noção”, “vergonhoso” e “desnecessário” para descrever a ação, argumentando que a peça desrespeitava o público infantil que acompanha o BK. Horas mais tarde, a empresa removeu o vídeo de sua página.
Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Juliana Cury, então Vice-Presidente de Marketing e Vendas do Burger King, explicou que ao nortear os comerciais pela criatividade e pela relevância cultural, a marca consegue contrapor a falta de budget e tocar em assuntos mais relevantes para as pessoas, o que acaba gerando uma exposição de marca muito grande. Leia também: Burger King exalta a força da criatividade na criação de elos com os clientes
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