Em média, os brasileiros possuem contas ativas em pelo menos cinco instituições financeiras. É o que aponta o “Panorama da Principalidade Financeira na América Latina”, estudo idealizado pela Visa para analisar o relacionamento dos consumidores com instituições financeiras na região.
A pesquisa, que entrevistou 3 mil brasileiros, aponta que apenas 8% utilizam uma única instituição financeira, enquanto 25% concentram o uso em um único cartão de crédito. A escolha do emissor principal é motivada pela experiência digital, segurança nas transações, benefícios oferecidos e confiança na instituição.
Ao todo, os brasileiros conhecem cerca de 22 instituições financeiras e consideram-se tornar clientes de 11 delas – índices superiores à média latino-americana. O levantamento também indica que 55% dos brasileiros concentram sua principalidade em bancos tradicionais, enquanto 45% preferem fintechs.

Entre os fatores que pesam contra as instituições tradicionais, estão a usabilidade dos aplicativos, valores de anuidade e rendimento das contas. Já as Fintechs enfrentam desafios relacionados à segurança, ponto no qual bancos tradicionais e cooperativas se destacam. Cooperativas, por sua vez, possuem menor principalidade, mas apresentam altos índices de satisfação, indicando oportunidade para expansão.
Entre a Geração Z, a Visa identificou uma relação menos linear com instituições financeiras. Apenas 11% concentram o uso em um único banco, e muitos testam diferentes opções conforme suas necessidades mudam. Para esse público, experiência do usuário e limite de crédito são critérios mais relevantes na escolha do banco principal.

Para Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil, a diversidade de soluções financeiras tem tornado a principalidade um fator relevante na região. Segundo ela, consumidores principalizados em um emissor tendem a contratar 25% mais produtos.
Meios de pagamento mais utilizados
O cartão de crédito lidera as preferências, sendo usado em 47% das compras, seguido pelo Pix (28%), débito (20%) e dinheiro (5%). Em compras de maior valor, o uso do cartão sobe para 56%. No formato de pagamento, a aproximação lidera com 23%, seguido pelo Pix com 21% e pelo cartão físico inserido com 15%.

Neste panorama, pelo menos 23% dos brasileiros consideram a possibilidade de migrar para outro banco nos próximos 12 meses. As principais razões são a busca por cartões com limite mais alto (44%), programas de pontos ou milhas mais vantajosos (39%) e contas com melhor rendimento automático (39%).
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