MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasileiros possuem contas ativas em pelo menos 5 instituições financeiras

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Em média, os brasileiros possuem contas ativas em pelo menos cinco instituições financeiras. É o que aponta o “Panorama da Principalidade Financeira na América Latina”, estudo idealizado pela Visa para analisar o relacionamento dos consumidores com instituições financeiras na região.

A pesquisa, que entrevistou 3 mil brasileiros, aponta que apenas 8% utilizam uma única instituição financeira, enquanto 25% concentram o uso em um único cartão de crédito. A escolha do emissor principal é motivada pela experiência digital, segurança nas transações, benefícios oferecidos e confiança na instituição.

Ao todo, os brasileiros conhecem cerca de 22 instituições financeiras e consideram-se tornar clientes de 11 delas – índices superiores à média latino-americana. O levantamento também indica que 55% dos brasileiros concentram sua principalidade em bancos tradicionais, enquanto 45% preferem fintechs. 


 Entre os fatores que pesam contra as instituições tradicionais, estão a usabilidade dos aplicativos, valores de anuidade e rendimento das contas. Já as Fintechs enfrentam desafios relacionados à segurança, ponto no qual bancos tradicionais e cooperativas se destacam. Cooperativas, por sua vez, possuem menor principalidade, mas apresentam altos índices de satisfação, indicando oportunidade para expansão.

Entre a Geração Z, a Visa identificou uma relação menos linear com instituições financeiras. Apenas 11% concentram o uso em um único banco, e muitos testam diferentes opções conforme suas necessidades mudam. Para esse público, experiência do usuário e limite de crédito são critérios mais relevantes na escolha do banco principal.


Para Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil, a diversidade de soluções financeiras tem tornado a principalidade um fator relevante na região. Segundo ela, consumidores principalizados em um emissor tendem a contratar 25% mais produtos.

Meios de pagamento mais utilizados

O cartão de crédito lidera as preferências, sendo usado em 47% das compras, seguido pelo Pix (28%), débito (20%) e dinheiro (5%). Em compras de maior valor, o uso do cartão sobe para 56%. No formato de pagamento, a aproximação lidera com 23%, seguido pelo Pix com 21% e pelo cartão físico inserido com 15%.  


Neste panorama, pelo menos 23% dos brasileiros consideram a possibilidade de migrar para outro banco nos próximos 12 meses. As principais razões são a busca por cartões com limite mais alto (44%), programas de pontos ou milhas mais vantajosos (39%) e contas com melhor rendimento automático (39%).  

Leia também: Como a Visa explora o mercado gamer e investe na economia da experiência

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme