MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Brasil impulsiona recuperação no consumo de bens massivos na América Latina

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

20 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Após perderem 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos, os consumidores latino-americanos estão, aos poucos, voltando a navegar pelas fileiras de supermercados com frequência. Isso porque a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo, liderada, principalmente, por Brasil, México e Peru.

Em comparação ao mesmo período de 2022, o segundo trimestre de 2023 está sendo marcado por um desempenho de volume de compras melhor nos três países citados, que registraram, respectivamente, altas de 6,3%, 2,2% e 2% na medição realizada pela Kantar para um estudo. Já Colômbia, Chile e Argentina reduziram o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo.

Por outro lado, o estudo aponta que Bolívia, Equador e América Central devem continuar a refletir as dificuldades impostas por desafios econômicos de médio e longo prazo, sendo os únicos mercados que acentuaram a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.

A pesquisa aponta, também, que a frequência de compra regressou, pela primeira vez, aos níveis registrados no período pré-pandemia, um acontecimento que se destaca como um marco na recuperação do consumo na região.

Por outro lado, o latino-americano continua a sofrer com reduções pontuais no poder de compra, o que impede gastos elevados por ocasião e leva o consumidor a fragmentar a decisão entre um número cada vez maior de canais e marcas para conseguir melhores ofertas.

Nesse sentido, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está estacionado na faixa dos 48%.

Leia também: Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação

Dalben - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar