MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Brasil impulsiona recuperação no consumo de bens massivos na América Latina

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

20 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Após perderem 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos, os consumidores latino-americanos estão, aos poucos, voltando a navegar pelas fileiras de supermercados com frequência. Isso porque a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo, liderada, principalmente, por Brasil, México e Peru.

Em comparação ao mesmo período de 2022, o segundo trimestre de 2023 está sendo marcado por um desempenho de volume de compras melhor nos três países citados, que registraram, respectivamente, altas de 6,3%, 2,2% e 2% na medição realizada pela Kantar para um estudo. Já Colômbia, Chile e Argentina reduziram o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo.

Por outro lado, o estudo aponta que Bolívia, Equador e América Central devem continuar a refletir as dificuldades impostas por desafios econômicos de médio e longo prazo, sendo os únicos mercados que acentuaram a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.

A pesquisa aponta, também, que a frequência de compra regressou, pela primeira vez, aos níveis registrados no período pré-pandemia, um acontecimento que se destaca como um marco na recuperação do consumo na região.

Por outro lado, o latino-americano continua a sofrer com reduções pontuais no poder de compra, o que impede gastos elevados por ocasião e leva o consumidor a fragmentar a decisão entre um número cada vez maior de canais e marcas para conseguir melhores ofertas.

Nesse sentido, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está estacionado na faixa dos 48%.

Leia também: Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação

Dalben - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme