Após perderem 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos, os consumidores latino-americanos estão, aos poucos, voltando a navegar pelas fileiras de supermercados com frequência. Isso porque a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo, liderada, principalmente, por Brasil, México e Peru.
Em comparação ao mesmo período de 2022, o segundo trimestre de 2023 está sendo marcado por um desempenho de volume de compras melhor nos três países citados, que registraram, respectivamente, altas de 6,3%, 2,2% e 2% na medição realizada pela Kantar para um estudo. Já Colômbia, Chile e Argentina reduziram o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo.
Por outro lado, o estudo aponta que Bolívia, Equador e América Central devem continuar a refletir as dificuldades impostas por desafios econômicos de médio e longo prazo, sendo os únicos mercados que acentuaram a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.
A pesquisa aponta, também, que a frequência de compra regressou, pela primeira vez, aos níveis registrados no período pré-pandemia, um acontecimento que se destaca como um marco na recuperação do consumo na região.
Por outro lado, o latino-americano continua a sofrer com reduções pontuais no poder de compra, o que impede gastos elevados por ocasião e leva o consumidor a fragmentar a decisão entre um número cada vez maior de canais e marcas para conseguir melhores ofertas.
Nesse sentido, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está estacionado na faixa dos 48%.
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