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Black Friday: GenZ prioriza descontos reais, transparência e sustentabilidade nas compras

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28 de nov. de 2024

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Notícias

Black Friday: GenZ prioriza descontos reais, transparência e sustentabilidade nas compras
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Black Friday: GenZ prioriza descontos reais, transparência e sustentabilidade nas compras

O comportamento de compra da Geração Z durante a Black Friday é caracterizado por planejamento, avaliação criteriosa das aquisições e um foco claro em descontos reais e autenticidade nas promoções. 

Esse perfil foi destacado na pesquisa “Desvendado a Geração Z”, conduzida pela agência Tastemakers. Observando as preferências dos zoomers, a empresa identificou que a sustentabilidade exerce grande influência nas decisões de compra, enquanto ofertas como cashback têm pouca relevância.

Os resultados mostram uma geração mais consciente e exigente, que prioriza a transparência e preços justos. Cerca de 47% dos entrevistados compram apenas itens necessários durante a data, enquanto 28% buscam boas ofertas para compras específicas, reforçando um perfil avesso ao consumo impulsivo.

Entre os principais atrativos, "descontos e promoções" lideram o foco de interesse com 97% de preferência, seguidos por "frete grátis" (59%) e "avaliações de outros consumidores" (45%). Estratégias como cashback (20%) e publicidade em redes sociais (25%) têm menor apelo. 

Quanto às categorias de produtos, os eletrônicos dominam, com 75% dos entrevistados priorizando TVs, laptops e celulares. Roupas e acessórios vêm em segundo lugar (68%), seguidos por itens de beleza e cosméticos (62%).

Para conquistar a Geração Z, marcas precisam oferecer ofertas genuínas e conectar suas estratégias a propósitos claros. Na avaliação de Ana Lucia Zambon, CEO da Tastemakers, com um olhar atento a essas expectativas e tendências, organizações têm a oportunidade de construir relacionamentos duradouros e engajamento genuíno, convertendo um público cada vez mais exigente e seletivo.

A pesquisa, em caráter exploratório, coletou 136 respostas, sendo 83% dos participantes da região Sudeste, 9% do Centro-Oeste, 4,5% do Sul, 2,5% do Nordeste e 1,5% do Norte.

Leia também: A Evolução da Black Friday no Brasil: De Queima de estoque a estratégia de branding

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Ian Cândido

Repórter

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