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As múltiplas oportunidades da categoria de sorvetes no supermercado

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

24 de mai. de 2023

CATEGORIA

Entrevistas

Com um faturamento anual maior de R$13 bilhões, o mercado de sorvetes gera cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). O consumo regional de sorvete é de 5% na Região Norte, 19% na Região Nordeste, 9% na Região Centro-Oeste, 52% na Região Sudeste e 15% na Região Sul.

Já em níveis nacionais, o consumo brasileiro de sorvete em milhões de litros foi de 1.107 L em 2019, 1.050 L em 2020 e 1.006 L em 2021. A Froneri Brasil, joint-venture entre Nestlé e R&R de atuação global e que no Brasil tem sua produção voltada ao segmento de sorvetes, esteve pela primeira vez na APAS Show 2023 levando seu portfólio de licenciados para ampliar os canais de venda.

A empresa, que por meio do licenciamento é responsável pela produção, distribuição e comercialização de marcas como Sorvetes Nestlé, Lacta Sorvetes e Fini Sorvetes, montou seu stand para fazer o supermercadista conhecer não apenas as novidades, mas as tendências que pode explorar no ponto de venda. A empresa também possui a marca própria Nobrelli.

Apesar dos sorvetes serem os mais vendidos, a expectativa da Froneri é que o Brasil entre na tendência de consumo de picolés em casa, com aquisições de packs vendidos justamente no supermercado. “Apesar de ser uma tendência no mercado internacional, é uma categoria que possui pouca relevância no Brasil, e gostaríamos de desenvolver”, contou Ismar Trevisan, Diretor Comercial da Froneri Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Froneri

Confira a entrevista:

Mundo do Marketing - Quais as novidades da Froneri para esse ano e o que a Apas Show representa nesse momento? Ismar Trevisan: Este ano trazemos nossos últimos lançamentos na categoria de picolés. Uma das novidades é o picolé Sonho de Valsa, que lançamos na última temporada e já apresenta ótimos resultados no mercado, sendo um dos principais em vendas. Além disso, também estamos com o picolé Garoto Bombom, último lançamento da Froneri e que também apresenta um desempenho acima da média.  Nossa expectativa com a APAS era de mostrar para o supermercadista o que é a Froneri, e como trabalhamos com diversas marcas licenciadas oferecendo uma solução completa para o ponto de venda. Mundo do Marketing - Como vocês observam o comportamento do consumidor em relação ao mercado de sorvete?  Ismar Trevisan: O mercado de sorvetes enfrentou um cenário desafiador nos últimos anos, especialmente com a pandemia, que afetou diretamente o consumo fora do lar, e o efeito La Nina que diminuiu as temperaturas nos últimos anos. Apesar desse cenário, nossa expectativa para esse ano é positiva. Além das novidades e o aumento das temperaturas, temos uma base de clientes maior em relação ao ano passado, nos deixando menos vulneráveis a fatores externos que podem ter impacto no mercado. Mundo do Marketing - Existem sabores em alta, que as marcas ainda não apostaram? Ismar Trevisan: Nós sempre estamos realizando pesquisas junto aos consumidores e identificando tendências de consumo. Por outro lado, percebemos que a categoria no Brasil ainda é baseada em sabores tradicionais, que ainda tem uma força grande no segmento. Nós buscamos sempre inovar os sabores e sair do padrão, como fizemos com o último lançamento de Nobrelli, o Tentazione Banoffee. Mundo do Marketing - Que tendências vocês observam em outros países que ainda não chegaram aqui? Ismar Trevisan: Percebemos um hábito muito forte que outros países possuem em comprar multipacks, que são picolés em embalagens com várias unidades. Apesar de ser uma tendência no mercado internacional, é uma categoria que possui pouca relevância no Brasil, e gostaríamos de desenvolver. Mundo do Marketing - Como está o marketshare da Nobrelli hoje? Ismar Trevisan: A Nobrelli é considerada pela Froneri uma marca que tem o maior potencial de atrair consumidores para a categoria. Por oferecer um bom custo-benefício, e esperamos aumentar presença nos lares brasileiros, apresentando um produto de qualidade com preços acessíveis.

Leia também: Categoria de flores e plantas impulsiona tíquete-médio no varejo  

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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