Grandes números deixaram de ser parâmetro. Em uma era movida pela internet, observa-se a ascensão de parcerias entre micro influenciadores e grandes marcas. Eles são aqueles criadores de conteúdo que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores.
A influência de criadores de conteúdo em relação ao consumo de produtos divulgados é um ponto que vem sendo cada vez mais levado em consideração na elaboração de campanhas publicitárias. Segundo pesquisa realizada pela BrandLovrs em relação a micro influenciadores, a taxa de conversão de uma campanha publicitária, ou seja, o resultado em venda para o anunciante a partir daquele anúncio, é de 40%.
A preferência de marcas por influenciadores menores não está necessariamente ligada com a visibilidade, mas, sim, com a preocupação de encontrar um perfil que esteja alinhado com a visão da empresa. Aqui na Agência Let's, já presenciei a campanha de uma influenciadora da nossa agência com o McDonald's, cuja parceria não se deu pelo número de seguidores, mas pelo alinhamento entre a marca e a influenciadora, que conseguiu repassar os propósitos e valores da empresa através de seus conteúdos nas redes sociais.
Levando em consideração que influenciadores não são vendedores, marcas que optam por criadores de conteúdo com um menor número de seguidores não estão visando um aumento de vendas imediato, mas a identificação de clientes com seu produto e, consequentemente, fidelidade.
De acordo com pesquisa feita pela ExpertVoice, cerca de 82% dos consumidores seguem as recomendações de micro influenciadores para adquirir um produto ou serviço. Além disso, o mesmo estudo diz que eles alcançam 22,2 vezes mais conversões ao recomendarem produtos do que os influenciadores com maior número de seguidores.
O Marketing de influência é um mercado relativamente recente e as marcas estão descobrindo novas formas de como utilizar a internet ao seu favor. Em muitos casos, levando em consideração a verba disponível para uma campanha, é mais vantajoso a contratação de um número maior de micro influenciadores do que apenas um influenciador com milhões de seguidores.
Os conteúdos orgânicos são mais fáceis de serem absorvidos pelas pessoas, gerando um sentimento de proximidade entre o influenciador e o seguidor, o que resulta na tal fidelidade.
Por outro lado, também é necessário avaliar os dois lados da moeda. Algo que deve ser levado em consideração é que, em certos casos, micro influenciadores ainda não tiveram grandes experiências, o que pode gerar ruídos na transmissão da mensagem de forma correta e natural. Tudo depende da análise do perfil e das entregas de conteúdos daquele que vai ser contratado, bem como o devido alinhamento entre todas as partes envolvidas. O Marketing de influência possibilitou às marcas escolherem como se posicionar no mercado e como construir a narrativa e comunicação para o público. Micro influenciadores estão em um momento de ascensão, no qual seus seguidores aprovam seus conteúdos e os acompanham por admiração. Por isso, grandes marcas podem ter um bom retorno ao alinhar sua estratégia com seu objetivo.
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