MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Adoção de IA avança, mas apenas 31% das empresas testam agentes autônomos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de nov. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A adesão à IA nas áreas de comunicação já está consolidada no Brasil. 80% das empresas já utilizam tecnologias associadas em suas atividades, conforme apontam dados de uma pesquisa da Aberje. 

A adesão a agentes inteligentes, porém, ainda é limitada: apenas 31% das companhias já adotam ou estão testando sistemas capazes de operar com autonomia em tarefas mais complexas.

O uso atual da IA concentra-se em três frentes principais: fornecimento de análises e insights, citado por 80% das empresas; produção de artigos, mencionada por 67%; e geração de notícias para canais digitais, apontada por 64%. 


Entre as empresas que já utilizam ou testam agentes de IA, 59% aplicam a tecnologia na criação de posts e no atendimento a comentários em redes sociais. Outros 50% usam agentes para automatizar clipping, gerar relatórios de reputação em tempo real e personalizar releases segundo perfis específicos de público. Entre as que não adotam agentes, 38% planejam incorporar soluções autônomas em um horizonte de um a dois anos.

O ganho de produtividade e eficiência é apontado como principal benefício por 50% das empresas que já utilizam agentes. A melhoria na tomada de decisões estratégicas aparece em 24% das respostas, enquanto 15% mencionam a geração mais rápida e precisa de insights.

A pesquisa também identifica barreiras que retardam a adoção em escala. A falta de maturidade da liderança e da cultura organizacional é citada por 29% dos entrevistados. A dificuldade de integrar agentes aos sistemas existentes aparece em 24% das respostas, e a limitação de orçamento para ferramentas e infraestrutura, em 21%. 

Além desses entraves, 73% das organizações afirmam que suas equipes ainda estão em fase de desenvolvimento para lidar com essas tecnologias, enquanto apenas 9% se consideram totalmente preparadas.

Leia também: IA e o fim do Marketing como conhecemos? Calma, é só o começo de algo novo

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme