MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Abandono de carrinho: saiba por que seus clientes desistem na última hora

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Abandono de carrinho: saiba por que seus clientes desistem na última hora
Abandono de carrinho: saiba por que seus clientes desistem na última hora
Abandono de carrinho: saiba por que seus clientes desistem na última hora

Para o consumidor, rechear um carrinho – físico ou virtual – com uma porção de itens desejados é uma atividade quase terapêutica. Mas quando um problema ou amarga descoberta obriga o cliente a desistir da compra no último instante, a boa experiência pode se transformar em um evento traumático – um desfecho a ser evitado pelas marcas.

Como prevenir é melhor do que remediar, a Opinion Box mapeou alguns dos principais motivos pelos quais os clientes desistem das compras e abandonam o carrinho, uma ação indesejável para ambos os lados da interação. Os dados oferecem pistas sobre possíveis ajustes operacionais para diminuir os índices de abandono, sobretudo no e-commerce.

No ambiente virtual, o grande vilão é o frete, ou, mais especificamente, o valor da entrega. 63% dos internautas entrevistados explicaram que abandonam o carrinho quando o preço do frete é mais caro do que o previsto. No ranking de motivos para a desistência, este fator se sobressai aos dois seguintes, acumulando quase o dobro de menções.

A sequência, aliás, traz as razões “encontrar os produtos mais baratos em outro site”, citada por 36% dos desistentes, e “cobrança por taxas ou serviços inesperados”, resposta fornecida por 35% dos participantes. Prazos de entrega mais longos que o esperado (25%) e mau funcionamento de cupons de desconto (25%) fecham o Top 5.

Para onde vão os carrinhos abandonados?

Respondendo à pergunta do subtítulo, os carrinhos permanecem na loja, à espera do retorno de seus donos – o que nem sempre acontece, mas, curiosamente, não é uma raridade comércio digital. Isso se deve, sobretudo, à sofisticação das estratégias de recuperação de carrinho empregadas por alguns dos principais players do e-commerce.

80% dos entrevistados pela Opinion Box disseram já ter sido impactados por anúncios e mensagens de uma empresa avisando-lhes sobre a permanência do carrinho abandonado. Com efeito, 77% voltaram atrás e concluíram a compra, adquirindo todos os produtos deixados na cesta digital.

Neste panorama, alguns incentivos pontuais podem ajudar a aumentar a probabilidade de recuperação. 61% que desistem de uma compra disseram ter recebido cupons de desconto via e-mail. A pesquisa exibe a boa performance da estratégia: 53% dos entrevistados sinalizaram o retorno ao processo de compra como provável/muito provável.

Seu site está preparado?

Preços baixos e bons tempos de frete são atrativos potentes, mas, quando inseridos em sites precários, os esforços de convencimento podem ser invalidados. 80% dos entrevistados afirmaram que desistem logo de uma compra quando o site não parece confiável. Neste sentido, selos de segurança digital desempenham um papel importante.

A performance geral das páginas de e-commerce também contam muito na hora de convencer o consumidor. Isso porque 66% dos internautas desistem facilmente do processo de compra quando a experiência de navegação é ruim, e outros 63% procuram outras opções quando o site de uma loja demora a carregar.

Existem, ainda, situações em que o abandono do carrinho acontece em sites que funcionam perfeitamente: os preços e os prazos de entrega são agradáveis e o sítio digital possui todo o necessário para que o cliente feche o ciclo. Por que? Na avaliação do Opinion Box, o consumidor pode estar simulando uma compra para buscar os produtos em lojas físicas.

O cenário narrado no parágrafo anterior foi mencionado por 59% dos respondentes, o que exige que as marcas estejam preparadas para integrar sites e lojas em um eficiente ecossistema omnichannel. A ideia é combinar a experiência online com a offline, oferecendo o melhor dos dois mundos para atender as pessoas na hora e local ideais para elas.

Leia também: E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme