Presente em 99% dos dispositivos móveis brasileiros, o WhatsApp oferece um valioso conjunto de ferramentas às empresas que apostam nos canais digitais para fechar ciclos de vendas. 74% dos varejistas do país utilizam o aplicativo para abordar etapas do processo de vendas, conforme apontam dados divulgados pela RD Station.
Entre as principais oportunidades oferecidas pelo WhatsApp, a recuperação dos carrinhos abandonados durante a jornada de compra é uma possibilidade real para 30% das empresas que utilizam o aplicativo para alavancar as vendas, indica um levantamento publicado pela Poli Digital.
Segundo Alberto Silva Filho, CEO da Poli Digital, o índice pode ser explicado pelo fato de que o WhatsApp confere agilidade e facilidade às interações entre consumidores, marcas e empresas, o que permite aos vendedores superar os obstáculos da jornada de compra, aumentar a efetivação das vendas e fidelizar clientes.
Isso porque a ferramenta permite a utilização de estratégias de lembretes para que o consumidor não desista da compra, bem como o emprego de mecanismos destinados à melhoria de diferentes etapas da experiência do consumidor, como o envio de notificações de desconto, entregas grátis ou mesmo gatilhos mentais que possam converter o interesse em venda.
Não por acaso, 61% dos consumidores online preferem utilizar o WhatsApp para falar com as empresas durante uma compra e 67% confiam no aplicativo para fazer uma compra, de acordo com dados do levantamento CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Leia também: Mês do consumidor: Cinco estratégias de WhatsApp Marketing para impulsionar as vendas
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