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A importância do Social Listening na cobertura de eventos

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

16 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

O Social Listening tem se tornado uma ferramenta indispensável para profissionais de Marketing e comunicação que buscam maximizar o impacto de suas ações durante a cobertura de eventos. Ele permite monitorar, em tempo real, o que o público está falando nas redes sociais sobre um artista, marca ou toda a experiência vivida. 

A ferramenta proporciona insights valiosos para ajustar estratégias e aumentar a visibilidade. Em tempos de Rock in Rio, por exemplo, onde mais de mais de 85 marcas estão com ativações, monitorar permite identificar rapidamente como o público está reagindo. Isso possibilita ajustes imediatos, garantindo que tudo esteja alinhado com o sentimento do público.

Mesmo os não patrocinadores podem participar de conversas relevantes, já que o Social Listening ajuda a identificar quais tópicos estão ganhando destaque nas redes, permitindo que a cobertura seja direcionada para os assuntos mais comentados, aumentando a relevância do conteúdo.

Otavio Ventura, diretor da Cortex, contou ao Mundo do Marketing que ter um planejamento bem definido é o primeiro passo para alinhar o discurso ao momento, sem perder a essência da marca. Ele destaca que isso exige um trabalho cuidadoso com as ferramentas adequadas e a medição das métricas de qualidade da exposição, bem como a compreensão de como a reverberação nas redes sociais pode impactar o ROI (retorno do investimento) das campanhas.

“Google Trends e Also Asked são recursos úteis para avaliar o tamanho do interesse e os ângulos mais relevantes para entrar nas discussões. Com posse desses dados, a definição de KPIs contribuiu para orientar e direcionar as estratégias das marcas, ajudando a determinar o momento apropriado para se envolver na conversa e como manter o assunto em alta. É crucial entender quando um fato quebra a bolha da cobertura midiática e como "quebrar" a conversa para prolongar a relevância do tema”, contou.

Além de usar as ferramentas adequadas, no entanto, as equipes de Marketing precisam de métricas definidas para acompanhar em tempo real as ações e reajustar a rota em casos de necessidade. Ventura diz que algumas medidas que podem orientar os líderes são a quantidade de exposição positiva gerada pela campanha, a aderência do discurso da imprensa ao planejado pela marca e a coerência do discurso de líderes de opinião e da sociedade com o planejamento da marca.

O Diretor da Cortex chama a atenção para as ações de longo prazo. Para ele, aproveitar esses momentos de forma isolada, sem coerência e recorrência de novas ações de exposição da marca, minimiza a longevidade dos resultados no longo prazo.

“É necessária uma integração dessas ações com a comunicação contínua da marca. Isso garante uma narrativa que se sustenta, maximizando a eficácia e a visibilidade por um longo período”, pontuou.

Insights de Social Listening em eventos

Otávio Ventura já destacou a importância de um planejamento bem definido para alinhar o discurso de uma marca ao momento atual, sem perder sua essência. Mas como fazer? Esse processo requer o uso de ferramentas adequadas e a medição de métricas de qualidade, além de uma compreensão sobre o impacto da repercussão nas redes sociais no retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas.

Como melhorar o planejamento e resultados:

  • O primeiro passo é ter um planejamento claro, que alinhe o discurso da marca com o momento de forma autêntica.

  • Use ferramentas que permitam medir a exposição da marca e avaliar o impacto nas redes sociais.

  • Use ferramentas adequadas: meça a "temperatura" e direção das conversas nas redes sociais. O Google Trends e Also Asked auxiliam na avaliação do interesse público e dos ângulos mais relevantes para participação nas discussões.

  • Monitore em tempo real e defina métricas claras para acompanhar as campanhas e ajustar o plano conforme necessário.

  • Meça a quantidade de exposição positiva gerada, a aderência do discurso planejado pela marca e a coerência entre os líderes de opinião e a sociedade.

  • Os KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) ajudam a direcionar a estratégia, determinando o momento certo para se envolver em conversas relevantes.

  • Identifique quando um tema "quebra a bolha" midiática é essencial para prolongar a relevância do assunto.

  • Tenha coerência e continuidade no discurso. Evite ações isoladas. Comunicação contínua e coerente minimizam a longevidade dos resultados.

  • Integre essas ações a uma narrativa sustentada é fundamental para garantir visibilidade e eficácia no longo prazo.

Leia também: Suspensão do X no Brasil está prejudicando as estratégias de social listening

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

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