MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

A importância do Social Listening na cobertura de eventos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

16 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

O Social Listening tem se tornado uma ferramenta indispensável para profissionais de Marketing e comunicação que buscam maximizar o impacto de suas ações durante a cobertura de eventos. Ele permite monitorar, em tempo real, o que o público está falando nas redes sociais sobre um artista, marca ou toda a experiência vivida. 

A ferramenta proporciona insights valiosos para ajustar estratégias e aumentar a visibilidade. Em tempos de Rock in Rio, por exemplo, onde mais de mais de 85 marcas estão com ativações, monitorar permite identificar rapidamente como o público está reagindo. Isso possibilita ajustes imediatos, garantindo que tudo esteja alinhado com o sentimento do público.

Mesmo os não patrocinadores podem participar de conversas relevantes, já que o Social Listening ajuda a identificar quais tópicos estão ganhando destaque nas redes, permitindo que a cobertura seja direcionada para os assuntos mais comentados, aumentando a relevância do conteúdo.

Otavio Ventura, diretor da Cortex, contou ao Mundo do Marketing que ter um planejamento bem definido é o primeiro passo para alinhar o discurso ao momento, sem perder a essência da marca. Ele destaca que isso exige um trabalho cuidadoso com as ferramentas adequadas e a medição das métricas de qualidade da exposição, bem como a compreensão de como a reverberação nas redes sociais pode impactar o ROI (retorno do investimento) das campanhas.

“Google Trends e Also Asked são recursos úteis para avaliar o tamanho do interesse e os ângulos mais relevantes para entrar nas discussões. Com posse desses dados, a definição de KPIs contribuiu para orientar e direcionar as estratégias das marcas, ajudando a determinar o momento apropriado para se envolver na conversa e como manter o assunto em alta. É crucial entender quando um fato quebra a bolha da cobertura midiática e como "quebrar" a conversa para prolongar a relevância do tema”, contou.

Além de usar as ferramentas adequadas, no entanto, as equipes de Marketing precisam de métricas definidas para acompanhar em tempo real as ações e reajustar a rota em casos de necessidade. Ventura diz que algumas medidas que podem orientar os líderes são a quantidade de exposição positiva gerada pela campanha, a aderência do discurso da imprensa ao planejado pela marca e a coerência do discurso de líderes de opinião e da sociedade com o planejamento da marca.

O Diretor da Cortex chama a atenção para as ações de longo prazo. Para ele, aproveitar esses momentos de forma isolada, sem coerência e recorrência de novas ações de exposição da marca, minimiza a longevidade dos resultados no longo prazo.

“É necessária uma integração dessas ações com a comunicação contínua da marca. Isso garante uma narrativa que se sustenta, maximizando a eficácia e a visibilidade por um longo período”, pontuou.

Insights de Social Listening em eventos

Otávio Ventura já destacou a importância de um planejamento bem definido para alinhar o discurso de uma marca ao momento atual, sem perder sua essência. Mas como fazer? Esse processo requer o uso de ferramentas adequadas e a medição de métricas de qualidade, além de uma compreensão sobre o impacto da repercussão nas redes sociais no retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas.

Como melhorar o planejamento e resultados:

  • O primeiro passo é ter um planejamento claro, que alinhe o discurso da marca com o momento de forma autêntica.

  • Use ferramentas que permitam medir a exposição da marca e avaliar o impacto nas redes sociais.

  • Use ferramentas adequadas: meça a "temperatura" e direção das conversas nas redes sociais. O Google Trends e Also Asked auxiliam na avaliação do interesse público e dos ângulos mais relevantes para participação nas discussões.

  • Monitore em tempo real e defina métricas claras para acompanhar as campanhas e ajustar o plano conforme necessário.

  • Meça a quantidade de exposição positiva gerada, a aderência do discurso planejado pela marca e a coerência entre os líderes de opinião e a sociedade.

  • Os KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) ajudam a direcionar a estratégia, determinando o momento certo para se envolver em conversas relevantes.

  • Identifique quando um tema "quebra a bolha" midiática é essencial para prolongar a relevância do assunto.

  • Tenha coerência e continuidade no discurso. Evite ações isoladas. Comunicação contínua e coerente minimizam a longevidade dos resultados.

  • Integre essas ações a uma narrativa sustentada é fundamental para garantir visibilidade e eficácia no longo prazo.

Leia também: Suspensão do X no Brasil está prejudicando as estratégias de social listening

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme