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A estratégia por trás do recorde de vendas da Bibi Calçados em 2024

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

28 de jan. de 2025

CATEGORIA

Entrevistas

A estratégia por trás do recorde de vendas da Bibi Calçados em 2024
A estratégia por trás do recorde de vendas da Bibi Calçados em 2024
A estratégia por trás do recorde de vendas da Bibi Calçados em 2024

A Bibi, marca de calçados infantis que atua no mercado de franquias desde 2008, encerrou dezembro de 2024 com resultados históricos. Com 130 lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa registrou um crescimento de 22% em Same Store Sales (SSS) no último mês do ano, consolidando o melhor dezembro de sua história. O desempenho também se destacou no e-commerce, que teve um incremento de 43%, superando as expectativas projetadas para o período.

Com uma presença consolidada em shoppings de todas as regiões brasileiras e mais de 150 operações exclusivas, a Bibi também mantém 22 lojas em países como Peru, Chile, Guatemala e Equador. Durante o fim de ano, as estratégias de Marketing adotadas foram essenciais para impulsionar o crescimento, destacando-se pela inovação e pelo foco na experiência do consumidor.

Além de lançamentos diferenciados e licenciamentos, a experiência de compra também foi aprimorada com serviços que garantiram entrega ágil e segura, além de uma comunicação segmentada que estimulou compras alinhadas às ocasiões especiais, como Natal e férias escolares. Parcerias com influenciadores e embaixadores ampliaram o alcance da marca, que enviou press kits exclusivos para promover os lançamentos. A comunicação interna também foi reforçada com treinamentos e uma live de Natal para as equipes de vendas.

“Produtos com brilho e cores típicas do Natal e Ano Novo, aliados aos lançamentos exclusivos da marca, foram determinantes para a quebra de recordes e o aumento expressivo das vendas, tanto nas lojas físicas quanto no canal online. Encerrar 2024 com resultados tão positivos nos dá ainda mais energia para este ano, reforçando nosso propósito de fazer o bem e gerar boas lembranças, ampliando nossa presença no Brasil e em outros países”, comenta Camila Kohlrausch, diretora de marca e varejo da Bibi.

Confira a entrevista completa com a diretora de marca e varejo da Bibi.

Mundo do Marketing - Quais estratégias de Marketing foram adotas pela Bibi nesse fim de ano que resultaram nesse crescimento?

Camila Kohlrausch: As estratégias de Marketing adotadas pela Bibi neste fim de ano impulsionaram um crescimento significativo, destacando-se pela inovação e pelo foco na experiência do consumidor. Entre os principais lançamentos, o Skatenis chamou a atenção por sua proposta diferenciada, permitindo o uso com ou sem rodinhas, o que combina diversão com estímulo à prática esportiva entre as crianças. 

Outro grande destaque foi a linha de produtos da Disney, que trouxe personagens icônicos e adorados pelas crianças em diversos calçados e acessórios, ampliando as opções de presentes e encantando os consumidores. Além disso, investimos em serviços que garantiram entrega ágil e uma experiência de compra prática e segura, proporcionando maior comodidade aos clientes durante o período festivo. Também realizamos um trabalho estratégico com nossa base de clientes, utilizando uma comunicação segmentada para estimular compras alinhadas com as ocasiões especiais, como Natal, festas de fim de ano e férias escolares. 

Para ampliar o alcance e reforçar a credibilidade da marca, estabelecemos parcerias com embaixadores e influenciadores, que receberam press-kits exclusivos dos nossos lançamentos. Internamente, alinhamos a comunicação com toda a rede de lojas, otimizando a divulgação de conteúdos nas redes sociais e fortalecendo o relacionamento com clientes VIPs por meio do envio antecipado de catálogos personalizados e ofertas exclusivas. 

Outro ponto forte foi o visual merchandising, que valorizou a exposição de produtos e combos presenteáveis, além de incorporar elementos interativos e lúdicos, tornando as lojas ainda mais atrativas para o público infantil. A experiência no ponto de venda foi enriquecida com detalhes como balões, tatuagens e sacolas personalizadas, que transformaram o momento da compra em algo único e especial. 

Para garantir um atendimento de excelência, organizamos uma super live de Natal com as equipes de vendas, apresentando campanhas, estratégias e realizando treinamentos. Essa abordagem integrada, criativa e orientada ao consumidor foi fundamental para o sucesso da marca no período.

 

Mundo do Marketing - A Bibi notou algum comportamento de consumo de antecipação de itens para volta às aulas?

Camila Kohlrausch: Com certeza! Percebemos uma tendência crescente de antecipação por parte dos pais nas compras de volta às aulas, o que impacta diretamente o abastecimento dos estoques nas lojas BIbi. Essa organização antecipada é essencial para garantir que os produtos estejam disponíveis no momento ideal em toda a nossa rede. Como reflexo desse comportamento, registramos um crescimento aproximado de 13% nesse segmento já na primeira quinzena de janeiro.

Mundo do Marketing - Como avaliam o mercado de calçados infantis no Brasil hoje?

Camila Kohlrausch: O mercado de calçados infantis no Brasil é promissor e apresenta um público cada vez mais exigente quanto a conforto, segurança e design. Atualmente, o segmento de moda infantil cresce, em média, 6% ao ano, representando 16% do setor têxtil nacional, segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Com grande representatividade no varejo brasileiro, as franquias de moda, em geral, se destacam pela versatilidade de produtos, que podem ser voltados para o público feminino, masculino e infantil. 

Segundo a pesquisa trimestral de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor em questão teve incremento de 10% em receita no terceiro trimestre de 2024. Em âmbito geral, o mercado de franquias registrou um crescimento de 12,1% de julho a setembro deste ano. Apesar de desafiador, por ter questões ligadas à melhora na digitalização e eficiência operacional, o setor oferece oportunidades significativas para marcas que investem em inovação, conexão com o consumidor e produtos de qualidade, consolidando-se como um nicho estratégico no mercado brasileiro.

Mundo do Marketing - Onde estão concentrados os esforços estratégicos da marca para 2025?

Camila Kohlrausch: Os esforços estratégicos da Bibi para 2025 estão concentrados em diversas frentes que buscam consolidar ainda mais a nossa posição no mercado e ampliar a relevância por meio de um propósito autêntico e inspirador. Entre as prioridades, destacamos o fortalecimento da marca e da rede de lojas por meio de colaborações estratégicas e do lançamento de produtos inovadores, alinhados às demandas do mercado. 

Além disso, investimos na busca por eficiência operacional na rede de lojas e no aumento da presença digital, garantindo maior competitividade e abrangência. Também está em estudo a implementação de iniciativas que incluem o uso de inteligência artificial para otimizar processos e aumentar a produtividade, bem como inovações logísticas que elevam a qualidade e agilidade das entregas, reforçando o DNA de inovação que é marca registrada da Bibi. 

Paralelamente, buscamos elevar ainda mais nosso propósito, de fazer o bem para gerar boas lembranças, promovendo conexões significativas com os consumidores. Queremos reforçar continuamente nossa expertise como especialista em pés de criança, entregando produtos de alta qualidade que unem conforto, saúde e estilo. Acreditamos que, como marca, ao nos colocarmos no lugar das crianças e desenvolvermos ações que incentivem valores e atitudes positivas desde cedo, estamos contribuindo para a construção de um futuro melhor, promovendo o crescimento de pequenos grandes seres humanos.

Leia também: 5 tendências em experiência do usuário para potencializar ambientes digitais

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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