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7 perfis impermanentes que moldarão os hábitos de consumo em 2025

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

7 perfis impermanentes que moldarão os hábitos de consumo em 2025
7 perfis impermanentes que moldarão os hábitos de consumo em 2025
7 perfis impermanentes que moldarão os hábitos de consumo em 2025

Cerca de 80% da população brasileira acredita que é possível se preparar para viver mais e melhor, mas existem diferentes níveis de otimismo e pessimismo dentro desta concepção. É o que aponta o estudo “A Permanência da Impermanência”, conduzido pela Neura em parceria com a PiniOn.

Os citados níveis são divididos em sete grupos de pessoas. São eles: impermanente pessimista, impermanente otimista, impermanente utopista, impermanente progressista, impermanente relativista, impermanente idealista e impermanente protagonista.

A Permanência da Impermanência

O primeiro grupo é também o mais amplamente representado e abrange cerca de 38% da amostra da pesquisa. Ao contrário do quadro geral, os impermanentes pessimistas acreditam que não há o que fazer para almejar uma vida melhor e mais longeva.

Membros do grupo entendem que a sua história já está toda traçada, com destinos bem definidos, e que qualquer esforço para tornar a jornada diferente será em vão. A maioria dos componentes possuem entre 18 e 24 anos e enfrentam questões como a pressão social para terem responsabilidades no lar, na família e no trabalho.

pressão social

Segundo André Cruz, fundador e CEO da Neura e expert em Neurociência, entender as diferentes maneiras de encarar a existência é o primeiro passo para começar a mudar hábitos e se desprender das antigas amarras da vida. A sociedade mudou e, agora, exige uma nova dinâmica cultural que não pode ser ignorada – um ponto de atenção também para o Marketing. 

Veja, abaixo, os outros seis grupos identificados no estudo.

Impermanente otimista

Em segundo lugar, com 19% dos entrevistados, está a turma mais otimista. Ao contrário do anterior, esse grupo acredita que a idade não existe e que, desde que a mente continue lúcida, ainda há muito a se viver. 

O perfil é caracterizado pela alta presença de homens com mais de 60 anos de idade, que já viveram bastante para aceitar tudo o que a vida propõe e não se preocuparem com o que virá.

Impermanente otimista

Impermanente utopista

Com 18,4% das respostas, esse perfil é formado por pessoas que projetam sua vida como se nunca fossem morrer. Eles enxergam o futuro como uma certeza, independente do que se faz no presente para que isso aconteça.

Impermanente utopista

Impermanente progressista

Representando 9,1% dos respondentes, os progressistas são aqueles que encaram a vida de forma responsiva. Por querer viver mais e melhor, essas pessoas já mudaram (ou estão em processo de mudar) os hábitos para uma vida de maior qualidade.

Impermanente progressista

Impermanente relativista

Por medo ou resistência ao futuro, esse perfil (7%) costuma negar o envelhecimento. O grupo possui uma visão voltada para o passado e, por isso, preferem morrer antes de se tornarem “velhos” pensando em não experienciar fases da vida que envolvem perda de liberdade, vitalidade e independência.

Impermanente relativista

Impermanente idealista

Com 5% das respostas, esse perfil é recorrente em pessoas de 25 a 39 anos da classe A. Apesar de ter vontade de viver mais e melhor, essa parte ainda não mudou hábitos para isso. Além disso, acreditam que a existência, de alguma forma, oferece caminhos para adiar o que se entende como fim.

Impermanente idealista

Impermanente protagonista

Com 4% dos correspondentes, o perfil protagonista foi o menos relevante em termos de respostas na pesquisa. Preferido por pessoas com visão aplicada ao futuro, da classe A e enquadradas no grupo de 25 a 39 anos de idade, são aqueles que sempre se planejaram para uma vida mais longeva e a enxergam como algo passível de adaptação e mudança. 

Impermanente protagonista

Leia também: Brasileiros apontam bem-estar financeiro como fator crucial para o envelhecimento saudável

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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