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7 maiores erros do CMO

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Tempo de Leitura 3 min

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14 de nov. de 2023

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Reportagens

Depois do CEO, a cadeira mais quente dentro de uma empresa certamente é a do CMO. Para muitos, talvez seja até a mais incômoda, porque em muitas delas é do Marketing a responsabilidade por criar os produtos, gerar vendas, criar uma marca forte e ter clientes felizes e fiéis.

Com grandes responsabilidades e diante de inúmeros desafios das constantes mudanças da tecnologia, da concorrência e do comportamento do consumidor, é impossível não cometer erros. Alguns deles, no entanto, podem ser evitados ou mitigados. Por isso, Samira Cardoso, Cofundadora e CEO da Layer Up, listou os sete maiores erros do principal executivo de Marketing de uma companhia em palestra no RD Summit 2023.

1. Não definir objetivos e metas claras e mensuráveis

Ainda é comum o CMO tocar apenas o dia a dia e não parar para olhar para a estratégia. “E aí, é muito difícil mostrar resultado”, aponta Samira. É primário dizer que o principal executivo de Marketing de uma empresa precisa participar e contribuir com a estratégia da companhia.

2. Não compreender o contexto e não analisar os resultados corretamente

Se o profissional de Marketing já cometeu o primeiro erro de não saber para onde vai, dificilmente terá um acompanhamento dos resultados. Para quem ainda está tirando nota 10, continue sendo data driven.

3. Falta de alimento com outras áreas da empresa

Aqui, nos deparamos com algo que poderia ser uma surpresa, mas que acaba ficando em segundo plano quando focamos na clássica falta de integração entre Marketing e Vendas. “Às vezes, tem até equipes de Marketing que não estão integradas”, reflete a executiva.

4. Não construir a equipe certa

O maior investimento em Marketing hoje em dia é em bons profissionais: as pessoas certas, no lugar certo. “Você pode ter um caminhão de dinheiro, mas se não tiver bons profissionais você não vai gerar resultado para o negócio”, comenta Samira.

5. Demorar para começar a investir em Branding

Com o digital e a mensuração ganhando força, uma boa parte dos investimentos de comunicação das empresas, especialmente pequenas, médias e startups, foram canalizados para campanhas de performance.

Como resultado, o custo de aquisição foi alto. “Performance só terá custo baixo se você tem uma marca forte”, analisa a executiva, que recomenda: invista em Branding desde o começo, construa uma mensagem forte, única, reforce a proposta de valor e construa uma identidade marcante.

6. Investir mal os recursos disponíveis

Com inúmeras possibilidades de pontos de contato e milhares de ferramentas à disposição do profissional de Marketing, não errar ao apostar em uma frente é quase impossível. Mas “se não fizer um planejamento, se não tiver uma equipe boa, se não compreender bem o mercado, separar o curto do longo prazo e sobretudo, se não tomar decisões baseadas em dados, certamente estará jogando dinheiro fora”, aponta Samira

7. Não se adaptar às demandas do mercado e às novas tecnologias

Não adianta reclamar que tudo muda a toda hora. Não é privilégio seu. Os desafios de entender o comportamento do consumidor e se adaptar ao mercado e as novas tecnologias é para todos. Por isso, “Esteja aberto às novas ideias, às novas tecnologias, entenda o consumidor e acompanhe as tendências do mundo e do seu setor”, recomenda a executiva.

Leia também: 5 novas gerações de creators, segundo Pedro Alvim

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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