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6 estratégias para o e-commerce D2C vender mais na Black Friday

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Tempo de Leitura 4 min

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4 de out. de 2024

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Notícias

6 estratégias para o e-commerce D2C vender mais na Black Friday
6 estratégias para o e-commerce D2C vender mais na Black Friday
6 estratégias para o e-commerce D2C vender mais na Black Friday

Mais da metade (66%) dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, segundo o estudo "Intenção de Compra na Black Friday 2024", realizado pela Wake em parceria com o Opinion Box. A pesquisa ainda aponta que 55% dos consumidores irão adquirir itens considerados necessários, enquanto 45,9% buscarão objetos de desejo, a exemplo daqueles que ficam nos favoritos ou no carrinho à espera da melhor oferta.

Estrategicamente, o varejo D2C tem muitas vantagens na data, por conseguir oferecer ofertas mais diferenciadas e kits exclusivos. Diogo Olher, fundador e VP de Marketing e Digital Business da Social Digital Commerce, elencou abaixo seis estratégias de Marketing para Black Friday no e-commerce D2C. 

Monitoramento de Preços - O monitoramento de preços durante a Black Friday exige atenção especial e facilita no reconhecimento de ofertas realmente vantajosas. Hoje, existem diversos sites que mapeiam os custos dos produtos, com comparativos da variação ao longo do tempo, o que demanda cautela dos empreendedores para que não haja desgastes no relacionamento com o cliente final. 

Existem ferramentas que dispõem de uma gama de dados e análises que impulsionam o desempenho do e-commerce ao identificar, por exemplo, as tendências de compra em diferentes regiões. Isto torna a tomada de decisão mais assertiva e, consequentemente, maximiza as oportunidades durante a Black Friday. 

Black November - A abordagem de "Black November", que consiste em propagar diversas promoções ao longo do mês de novembro, possibilita criar inúmeras ondas de descontos progressivos. A estratégia de vendas antecipada oferece mais tempo para atrair clientes e, com isso, criar buzz em torno das ofertas, o que demanda expertise ao entender a jornada de compra do consumidor do início ao fim.

A solução distribui o fluxo de compras ao longo do mês, evitando assim congestionamentos, além de despertar oportunidades de venda, ao passo que o cliente efetua vários pedidos ao longo deste período, não somente na data efetiva da Black Friday. Por isso, orientamos não ofertar os melhores preços apenas no dia 29, por exemplo. Diogo Olher indica aproveitar a data para reforçar o posicionamento da marca no mercado e, principalmente, para fidelizar seus clientes.

Descontos Progressivos - Os descontos progressivos incentivam a recorrência e aumentam o ticket médio com vantagens sucessivas. Logo, é possível trabalhá-los em campanhas personalizadas para cada cluster, ao passo que elas segmentam o público para ofertas específicas que se alinham com seus interesses e comportamentos.

Grandes Varejistas - Anualmente, os grandes varejistas dominam o mercado com campanhas agressivas de descontos, o que possibilita aumentar significativamente os custos de mídia neste período. Inclusive, a Rcell, distribuidora brasileira de tecnologia, colheu dados dos principais varejistas regionais de 13 estados do país e, segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados esperam um aumento em seu faturamento neste ano em comparação a 2023.

Diogo analisa que, para os marketplaces, o segredo está em ofertar os itens que estão sendo mais procurados pelos consumidores e, sobretudo, em garantir que esses estejam disponíveis em quantidade suficiente. Se possível, analise os dados de vendas e o comportamento dos clientes nas últimas edições para que haja campanhas promocionais direcionadas e uma logística eficaz. As recomendações personalizadas também aprimoram a experiência do usuário, aumentando a conexão dele com a marca.

Campanhas Personalizadas - Dados históricos podem auxiliar na identificação das melhores práticas, a fim de otimizar as campanhas para maximizar a eficiência e minimizar os custos. Neste sentido, é essencial mapear dados que demonstrem o comportamento, preferências e o histórico de compras dos clientes. Isto segmenta as recomendações de acordo com o interesse de cada público.

Frentes como CRM e programas de loyalty podem ser a chave para o sucesso de algumas marcas, durante a Black Friday, ao passo que a ferramenta identifica previamente os padrões de comportamento de compra e prevê tendências com consistência e personalização. 

Diogo reforça que a integração destes dados impactam diretamente na jornada do consumidor, ao passo que personalizam ofertas e campanhas em tempo real. Inclusive, os algoritmos de recomendação dos marketplaces são excelentes aliados neste processo.

Fidelização do Cliente - Além do aumento de vendas, a Black Friday traz oportunidades para os varejistas reterem os clientes. O executivo indica a criação de  campanhas que vão além do desconto imediato, a exemplo dos programas de fidelidade e descontos exclusivos para os consumidores cadastrados. Outra alternativa é ativar o CRM para fortalecer o relacionamento com o cliente e, com isso, obter vendas mais sustentáveis e recorrentes.

Como dica, Diogo lembra que a Black Friday é uma excelente porta de entrada para estabelecer um relacionamento duradouro com novos consumidores, por isso apostar no pós-venda também auxiliará na respetiva fidelização do mesmo. Além disso, o especialista pede que as empresas mantenham contato com o usuário a partir das redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais, oferecendo descontos exclusivos.

Leia também: Black Friday: proximidade com Natal pede estratégias de recorrência

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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