MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

73% dos brasileiros pretendem aumentar prática de exercícios físicos em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de jul. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O panorama da atividade física no Brasil sinaliza uma trajetória de expansão para os próximos meses. 73% dos brasileiros pretendem intensificar a prática de exercícios ainda em 2025 conforme apontam dados de uma pesquisa da ILUMEO. A tendência se mantém mesmo entre quem já deu início a esse movimento no primeiro semestre.

Nem o inverno arrefece o ímpeto dos mais motivados: 51% dos que planejam se exercitar mais querem começar já entre julho e agosto. As principais razões apontadas são férias ou recesso (36%) e maior flexibilidade de horários no período (39%). Entre os que optam por adiar, pesam o clima mais ameno (34%) e a meta de chegar em forma ao verão (28%).


Apesar de projetar potencial de crescimento, o levantamento indica que o movimento já está em curso: 21% dos brasileiros começaram a se exercitar este ano e 42% aumentaram a frequência. O avanço revela nuances importantes por classe social. Nas classes AB, grande parte já praticava e apenas intensificou a rotina. Já nas CDE, destaca-se a chegada de novos adeptos: 30% começaram a treinar em 2025.

Para Diego Senise, CEO da ILUMEO e professor da USP, o setor vive dois fenômenos simultâneos: a sofisticação, com corridas de rua, suplementos e academias boutique, e a democratização, com mais pessoas das classes CDE ingressando nesse universo.

Essa dinâmica tem impacto direto sobre academias e marcas do segmento. O estudo mostra que 58% dos frequentadores optam por redes de academias, enquanto 21% preferem estabelecimentos independentes de bairro. 


Segundo Senise, as grandes redes oferecem conveniência, estrutura e mobilidade, mas também constroem símbolos de pertencimento e status. Treinar em determinada academia e compartilhar isso nas redes sociais comunica algo sobre identidade e estilo de vida. Assim, cada rede busca se posicionar: mais ‘raiz’, voltada ao ‘bodybuilding’, focada em ‘wellness’ ou com um perfil mais ‘descolado’.

Além da estrutura, a força de marca e o investimento em Marketing conferem vantagem competitiva às redes. Nesse cenário, a Smart Fit lidera de forma expressiva, sendo citada como favorita por 56% dos entrevistados — nível de preferência comparável ao da Netflix entre os streamings ou da Heineken entre as cervejas premium, segundo a Delfos, plataforma de benchmark da ILUMEO.

O levantamento também identificou demandas ainda não atendidas: 36% dos entrevistados desejam acompanhamento nutricional na academia, enquanto 32% gostariam de ter acesso a massagem e serviços de recuperação muscular, o que indica às marcas que há oportunidades de inovação e diferenciação em um mercado cada vez mais disputado.

Leia também: Smart Fit cria campanha de Dia dos Namorados com personagem William SHAPEspeare

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme