O panorama da atividade física no Brasil sinaliza uma trajetória de expansão para os próximos meses. 73% dos brasileiros pretendem intensificar a prática de exercícios ainda em 2025 conforme apontam dados de uma pesquisa da ILUMEO. A tendência se mantém mesmo entre quem já deu início a esse movimento no primeiro semestre.
Nem o inverno arrefece o ímpeto dos mais motivados: 51% dos que planejam se exercitar mais querem começar já entre julho e agosto. As principais razões apontadas são férias ou recesso (36%) e maior flexibilidade de horários no período (39%). Entre os que optam por adiar, pesam o clima mais ameno (34%) e a meta de chegar em forma ao verão (28%).

Apesar de projetar potencial de crescimento, o levantamento indica que o movimento já está em curso: 21% dos brasileiros começaram a se exercitar este ano e 42% aumentaram a frequência. O avanço revela nuances importantes por classe social. Nas classes AB, grande parte já praticava e apenas intensificou a rotina. Já nas CDE, destaca-se a chegada de novos adeptos: 30% começaram a treinar em 2025.
Para Diego Senise, CEO da ILUMEO e professor da USP, o setor vive dois fenômenos simultâneos: a sofisticação, com corridas de rua, suplementos e academias boutique, e a democratização, com mais pessoas das classes CDE ingressando nesse universo.
Essa dinâmica tem impacto direto sobre academias e marcas do segmento. O estudo mostra que 58% dos frequentadores optam por redes de academias, enquanto 21% preferem estabelecimentos independentes de bairro.

Segundo Senise, as grandes redes oferecem conveniência, estrutura e mobilidade, mas também constroem símbolos de pertencimento e status. Treinar em determinada academia e compartilhar isso nas redes sociais comunica algo sobre identidade e estilo de vida. Assim, cada rede busca se posicionar: mais ‘raiz’, voltada ao ‘bodybuilding’, focada em ‘wellness’ ou com um perfil mais ‘descolado’.
Além da estrutura, a força de marca e o investimento em Marketing conferem vantagem competitiva às redes. Nesse cenário, a Smart Fit lidera de forma expressiva, sendo citada como favorita por 56% dos entrevistados — nível de preferência comparável ao da Netflix entre os streamings ou da Heineken entre as cervejas premium, segundo a Delfos, plataforma de benchmark da ILUMEO.
O levantamento também identificou demandas ainda não atendidas: 36% dos entrevistados desejam acompanhamento nutricional na academia, enquanto 32% gostariam de ter acesso a massagem e serviços de recuperação muscular, o que indica às marcas que há oportunidades de inovação e diferenciação em um mercado cada vez mais disputado.
Leia também: Smart Fit cria campanha de Dia dos Namorados com personagem William SHAPEspeare
COMPARTILHAR ESSE POST