As expectativas para a Black Friday deste ano são grandes. Segundo projeções da Geotrust Confi, a data deverá gerar um volume de vendas online 9,1% maior do que o registrado no em 2023, quando encerrou com faturamento de R$ 8,52 bilhões. Com isso, é esperado que o mercado fature em 2024 R$ 9,3 bilhões entre a quinta-feira, 28 de novembro e domingo, 1º de dezembro. Para atingir esse valor, no entanto, é preciso considerar que o consumidor está mais cauteloso nos gastos.
Isso significa que, se muitos gastarão na Black Friday, o impacto nas vendas de Natal será grande, pois os consumidores adiantarão as compras de presentes de fim de ano. A razão para isso acontecer, é porque o grande dia das ofertas acontecerá no dia 29, período em que as empresas costumam fazer o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
O pouco prazo de recuperação pede estratégias de incentivo, segundo Juliana Lorenzetti, Diretora de Growth da Confi. O uso de aplicativos para descontos mais robustos segue em alta. Isso porque o consumidor adere a ações que tragam benefícios em termos de preço. A criação de incentivos via app, como cupons e estratégias de recorrência, como cashback, são alguns dos caminhos indicados pela executiva.
Dentre as categorias que devem se destacar pela alta procura estão Moda e Acessórios, Eletrodomésticos, Beleza e Perfumaria, Ar e Ventilação, Saúde e Telefonia. Já as categorias de Pet Shop, Móveis e Alimentos e Bebidas devem apresentar pouco crescimento nas vendas online.
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