Entre os muitos aspectos que descrevem a constante evolução do Marketing, desencadeada, sobretudo, pela transformação digital e pela necessidade de acompanhar as alterações no comportamento dos consumidores, a versatilidade dos profissionais que giram as engrenagens do setor se destaca de maneira vital.
Isso porque, nos últimos anos, conceitos antes considerados tendências se consolidaram como imperativos na rotina das empresas. A plena compreensão de disciplinas como o Live Marketing e o Marketing Digital, por exemplo, passaram a ser verdadeiros diamantes nos currículos dos profissionais da área.
Ao mesmo tempo, competências “antigas”, mas ainda relevantes, preservam um lugar privilegiado no escopo de temas a serem assimilados pelos profissionais que desejam integrar as fileiras de Marketing. Pensando nisso, Ricardo Leão e Ti Bernardes, líderes da Agência MAK, apontaram as principais áreas para quem quer ingressar neste mercado.
1) Live Marketing
Também chamado de Marketing de experiência, o Live Marketing tem conquistado relevância ao propor eventos e ativações que criam uma conexão mais profunda entre o consumidor e a marca. Em vez de campanhas tradicionais e passivas, as estratégias de Live Marketing buscam proporcionar vivências marcantes, como convenções e ações de guerrilha, para promover a interação emocional do público.
Na avaliação dos especialistas, personalizar cada evento de acordo com o perfil da marca e do consumidor é essencial para fortalecer o relacionamento e aumentar a fidelização. Bernardes pontuou que as empresas que contratam serviços de Live Marketing buscam conectar seus consumidores a suas marcas por meio de experiências, eventos e materiais personalizados, utilizando meios digitais para potencializar suas ações.
2) Marketing Empresarial (B2B)
Diferente do B2C (business to consumer), o Marketing empresarial ou B2B (business to business) se volta para a criação de estratégias voltadas à negociação e venda de produtos e serviços entre empresas. O segmento se concentra em atrair clientes corporativos e exigindo uma abordagem mais técnica e orientada às necessidades do mercado – ideal para profissionais que possuem habilidade para gerenciar parcerias de grande valor.
Leão reforçou que a área atende setores altamente competitivos e exigentes, como bebidas, tecnologia e alimentício. Por isso, os profissionais devem ter a capacidade de entender e solucionar demandas complexas. Ao focar em grandes players de cada setor, uma agência de Marketing se consolida como parceira estratégica, oferecendo soluções robustas e especializadas para esses clientes.
3) Trade Marketing
O Trade Marketing é uma área voltada a otimizar a relação entre marcas e pontos de venda, com o objetivo de aumentar a presença e a visibilidade dos produtos no varejo. As estratégias de Trade vão além da venda direta ao consumidor e concentram-se em promover a marca junto aos distribuidores e varejistas.
A atuação dos profissionais nesta área é descrita por responsabilidades como a criação de materiais promocionais e o desenvolvimento de ações que melhoram a experiência de compra, incentivando o cliente final a optar pelo produto no ponto de venda. A área é ideal para profissionais que têm habilidades em negociação e análise de mercado, além de um bom entendimento das dinâmicas do varejo.
4) Inbound Marketing
O Inbound Marketing, ou Marketing de atração, oferece um caminho menos invasivo e mais orgânico para atrair clientes, utilizando conteúdos relevantes e de valor para despertar o interesse e fidelizar o público. Em contraste com o Marketing tradicional, o inbound foca na criação de soluções que eduquem e engajem os consumidores, desde blogs e SEO até redes sociais e automação de Marketing.
Com essa abordagem, quem trabalha nessa área tem a responsabilidade de promover engajamento dos clientes e o impacto de suas campanhas, adotando estratégias de inbound para fortalecer a presença digital e o relacionamento com o público.
5) Marketing Digital
Uma das áreas mais dinâmicas e em crescimento no setor, o Marketing Digital é essencial para qualquer empresa que queira se destacar nos canais online. Essa vertente inclui desde otimização para mecanismos de busca (SEO) e campanhas pagas em redes sociais até a utilização do e-mail marketing e análise de dados.
O Marketing Digital permite que as marcas se conectem de forma mais personalizada e direta com seu público-alvo, oferecendo insights imediatos que ajudam na tomada de decisões estratégicas. Na avaliação de Ti Bernardes, esta é a área ideal para quem tem interesse em tecnologia e gosta de trabalhar com métricas e performance.
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