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4 tendências reforçadas por campanhas vencedoras no Kantar Creative Effectiveness Awards 2025

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

14 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

As campanhas mais eficazes do ano em canais digitais, sociais, televisão, mídia impressa e out-of-home foram reconhecidas no Kantar Creative Effectiveness Awards 2025. Os vencedores foram escolhidos entre os anúncios testados pela solução LINK da Kantar. Desde 2024, a premiação passou a incluir também uma categoria dedicada a campanhas avaliadas pelo LINK AI, ferramenta baseada em inteligência artificial.

Segundo Miguel Vils, Chefe de Criação e Dados da Kantar Brasil, este ano marca um momento transformador, pois a IA revoluciona a maneira como os profissionais de marketing interagem com os consumidores. Não se trata apenas de automação; trata-se de forjar conexões mais profundas e personalizadas. A IA agora é uma parceira estratégica, levando a criatividade e a eficácia a novos patamares.

Os anúncios vencedores destacam quatro tendências criativas emergentes na indústria, que podem servir como inspiração as marcas em como se conectar com o público e predispor mais as pessoas:

Realidades com as quais é possível se identificar – Conectar-se com as pessoas através de momentos reais que refletem suas vidas cotidianas. Anúncios que mostram situações ou pessoas com os quais os consumidores se identificam tiveram um impacto 31 pontos percentuais maior do que a média.

O anúncio vencedor de impresso/outdoor da Coca-Cola “Pick up a Coke, light up the dark” iluminou as oportunidades que se escondem no escuro para aqueles que vivem em lugares onde os meses de inverno trazem longas horas de escuridão.


Bizarramente ousados – Ideias surreais como visuais exagerados e cenários fantásticos não apenas chamam a atenção, mas diferenciam esses anúncios da multidão. Publicidades distintamente criativas tiveram a chance de viralizar 41 pontos percentuais. a mais do que a média.

O vencedor de TV da Deliveroo “Octoman” apresenta um homem-polvo em um encontro, pedindo sua comida para uma ilha isolada, chamando e mantendo a atenção do espectador.


Raízes reimaginadas – Marcas podem olhar para seu passado para ajudar a se conectar com as pessoas hoje, seja enfatizando a maneira como sempre estiveram lá para as pessoas, ou celebrando as maneiras como mudaram e cresceram. Anúncios que usam nostalgia entregam 15 pontos percentuais. a mais de entretenimento do que a média.

O anúncio vencedor de TV da Volkswagen “YourWagen” explica o significado literal do nome da marca, “carro do povo”, e destaca as histórias pessoais de seus proprietários ao longo do tempo.


Aproveitando tendências – Incorporar uma marca nas conversas que as pessoas já estão tendo, através da música, esportes, ou aproveitando a atenção ao entrar em momentos virais e cultura contemporânea. 26% dos profissionais de Marketing acreditam que o marketing de parceria é o mais importante para atingir resultados comerciais.

O Turismo da Austrália fez isso com seu vencedor de digital/social “Colours of Australia, Taylor’s Version”, lançado justamente quando Taylor Swift chegou para fazer uma turnê pelo país.

Heineken representa o Brasil entre os premiados

O Brasil marcou presença entre os vencedores com a campanha da Heineken 0.0 na categoria impresso/outdoor. A peça conquistou a 10ª posição global ao ampliar a percepção da cerveja sem álcool como uma escolha saborosa e versátil — não restrita a quem está dirigindo ou evitando calorias.


Vils comenta que o anúncio da Heineken 0.0 o anúncio de Heineken 0.0 mostra como peças outdoor/impressas podem ser poderosas ao comunicar mensagens que sejam diretas e relevantes para o consumidor. Com um visual atraente e uma mensagem focada em uma ocasião de consumo que expande a relação do consumidor com a categoria, a peça consegue atrair a atenção do público de maneira imediata, ajudando na construção de lembrança da marca e de associações que reforçam a conexão com o produto.

Leia também: 3 aceleradores de crescimento para as marcas, segundo a Kantar

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Redação Mundo do Marketing

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