A edição 2025 da NRF terminou nesta terça-feira (14). O evento, realizado em Nova York, reuniu mais de 40 mil participantes e 5 mil marcas, que abordaram desafios e apresentaram soluções inovadoras para o bom funcionamento de um varejo em constante transformação.
Mais uma vez, a Inteligência Artificial (IA) foi o tema central, destacando-se como motor de transformação no setor. Presente no evento, Aparício Gomes, Superintendente Comercial da Cielo, reporta que a tecnologia tem permitido personalizações mais precisas e a otimização de operações.
Veja, abaixo, cinco insights compartilhados pelo Superintendente:
Inteligência artificial e a revolução no varejo
No painel de abertura da NRF 2025, foi mostrado o potencial dos gêmeos digitais para simular ambientes de lojas e centros de distribuição, além de citar iniciativas para prever demanda e otimizar estoques, melhorando layouts e reduzindo custos.
Empresas como Amazon, Walmart e L’Oréal, para citar algumas, apresentaram casos de uso dos gêmeos digitais e modelos preditivos para aprimorar operações e personalizar a experiência do usuário de ponta a ponta.
Transformação digital no modelo omnichannel
A integração entre canais físicos e digitais para uma jornada sem fricções é uma das prioridades do setor. O case de uma marca de vestuário dos EUA foi mostrado como exemplo de investimento na conexão de operações por meio de call centers, redes sociais e aplicativos, oferecendo uma experiência fluida e personalizada
Outra marca, do mesmo setor, mostrou como passou por uma reestruturação para se tornar um varejista omnichannel de classe mundial. Ambas mostram que, ao adotar novas tecnologias, é possível otimizar a jornada do cliente, aumentar a conveniência e engajar os consumidores de forma eficaz em qualquer ambiente.
O crescimento das gerações Z e Alpha no varejo
As novas gerações estão redefinindo o varejo, priorizando personalização, autenticidade e engajamento digital. Elas buscam produtos de nicho, criados por fundadores com profundo conhecimento, refletindo escolhas mais criteriosas e informadas, em que algoritmos têm papel decisivo na recomendação de itens específicos.
Apesar do grande interesse pelo digital, as lojas físicas mantêm sua importância, sobretudo quando oferecem vivências imersivas e tecnológicas. A capacidade de personalizar cada etapa do consumo torna-se indispensável para atrair e fidelizar essas faixas etárias. Nesse cenário, meios de pagamento também ganham relevância: gerações Z e Alpha valorizam agilidade e praticidade, recorrendo a carteiras digitais e sistemas móveis, que simplificam a jornada de compra.
Cultura como estratégia
Uma cultura corporativa sólida pode ser um motor estratégico para enfrentar a volatilidade e impulsionar o crescimento sustentável. Brian Cornell, CEO da Target, rede de lojas de varejo dos EUA criada em 1962, destacou a combinação de cuidado com as equipes, investimento em desenvolvimento de talentos e criação de um ambiente de apoio como um fator fundamental para o sucesso da empresa.
A reinvenção das lojas físicas
As lojas físicas estão passando por uma transformação significativa, posicionando-se como ambientes de conexão e experiências imersivas. Para ilustrar, foi mostrado o exemplo de uma marca de calçados que criou um novo conceito de loja voltado para celebrar a cultura dos tênis, com áreas dedicadas a lançamentos de produtos exclusivos, espaços de customização e zonas de interação tecnológica.
CMOs e C-Levels deram o recado: 5 insights práticos
Katie Welch, CMO da Rare Beauty, enfatizou como a Geração Z prioriza propósito, qualidade e autenticidade. A aposta em saúde mental e na construção de uma narrativa consistente transformou a Rare Beauty em uma marca líder entre jovens consumidores. Neste sentido, o uso do TikTok Shop mostrou-se essencial, com 50% dos usuários comprando diretamente na plataforma.
Insight prático: Explore plataformas emergentes e construa comunidades leais, que compartilhem os mesmos valores da sua marca.
Já Joe Preston, CEO da New Balance, explicou como a gestão seletiva de distribuidores e colaborações estratégicas mantêm a New Balance relevante e em expansão global. Com 60% do faturamento internacional, a marca equilibra operações globais com nuances regionais, aumentando para US$ 80 o ticket médio após a adoção da estratégia.
Insight prático: Invista em exclusividade e storytelling para impulsionar vendas e fortalecer o posicionamento da marca no mercado.
Líderes de Lego, IKEA e Deloitte destacaram o poder das lojas físicas como destinos de experiência que engajam e fidelizam. Nestes ambientes, personalização – com clientes criando produtos próprios na loja – e integração tecnológica surgem como elementos essenciais para enriquecer a jornada do consumidor.
Insight prático: Use métricas claras para medir e ajustar as experiências em loja de acordo com o comportamento dos consumidores.
Reconhecido como Visionário do Ano pela NRF, Tommy Hilfiger destacou como a combinação entre moda, cultura e esportes mantém a marca relevante. Ele destacou a importância de integrar a marca ao cotidiano do consumidor, posicionando-a como parte de um estilo de vida, e não apenas como fornecedora de produtos.
Insight prático: Use a tecnologia para personalizar interações, enquanto reforça valores como sustentabilidade e inclusão.
Artemis Patrick, CEO da Sephora, descreveu como a marca combina tecnologia e experiência humana para liderar no varejo. O redesign de lojas, focado em modularidade, experiência e personalização, fortalece a jornada de compra. Ferramentas como o Digital Skin Scan e a capacitação de beauty advisors tornam a jornada de compra mais conectada.
Insight prático: Adapte serviços e layouts com base em dados e feedbacks, criando ambientes que maximizem a experiência.
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