Em 2024, o Mundo do Marketing foi palco de parcerias surpreendentes e criativas que uniram marcas de segmentos diferentes para entregar experiências inesquecíveis ao público. De inovações gastronômicas a colaborações inusitadas no universo da beleza e do entretenimento, as colaborações mostraram que a união de forças pode envolver engajamento e expandir o alcance de marcas.
Confira as 10 collabs que mais chamaram atenção neste ano e como elas impactaram o mercado:

Coca-Cola x Marvel
A Coca-Cola se uniu à Marvel para lançar latas colecionáveis inspiradas nos super-heróis mais icônicos. A parceria trouxe storytelling às campanhas publicitárias e fortaleceu o vínculo emocional com fãs dos dois universos. As embalagens foram as escolhidas para exibir 36 desenhos personalizados para os diferentes heróis que estrelam a campanha.
Além de conferir uma vibe heroica ao vermelho da Coca-Cola, os personagens ganharam a capacidade de interagir com o consumidor em uma jogada de realidade aumentada. A decisão levou em consideração os papéis exercidos tanto pela Marvel quanto pela Coca-Cola na vida dos consumidores e como estas atribuições se relacionam ao fio comunicativo construído para narrar a parceria.

Burger King x Stanley
O Burger King firmou parceria com a Stanley, famosa por seus copos térmicos. A collab trouxe copos personalizados na compra de um milkshake. A distribuição dos brindes fez parte da campanha “Carnalarica”, em fevereiro, que levou para os consumidores as misturas mais diferentes para matar a fome, acabar com a larica e surpreender com seus combos.
Outra novidade da parceria foi para os participantes do Clube BK, que premiou consumidores com um galão térmico Stanley. Para dar ainda mais propósito à recompensa, os clientes do Clube BK puderam resgatar a novidade e ter direito a um ano de refil grátis por meio da aquisição de pontos adicionais concedidos na plataforma.

Pringles x Crocs
A união convidada entre Pringles e Crocs rendeu calçados temáticos com designs inspirados nas icônicas latas da marca de snacks. A colaboração destacou a importância do humor e da irreverência no Marketing, conquistando os jovens e gerando buzz nas redes sociais. A novidade virou objeto de desejo entre fashionistas e gamers. Produzida em quantidade super limitada, a parceria contou com três designs inspirados no mundo de Pringles, sem deixar de lado os icônicos Jibbitz charms.

Coca-Cola x Oreo
A parceria entre Coca-Cola e Oreo criou um biscoito recheado com sabor de Coca-Cola, acompanhado de uma edição especial de garrafas que traziam códigos QR para experiências digitais imersivas. Uma colaboração que explorou a nostalgia e a inovação e foi via de mão dupla: a marca também lançou um refrigerante sabor Oreo Zero Açúcar.

Heinz x Barbie
A Heinz fechou uma parceria com a Mattel para produzir o molho Barbiecue – uma versão rosa do famoso molho de churrasco. A campanha foi um exemplo de como surfar no hype de lançamentos culturais para reposicionar uma marca tradicional.
Apesar do nome, além do puro molho barbecue, o produto leva maionese vegana em sua composição. Outro destaque da receita é o extrato de beterraba – o elemento responsável por conferir a coloração rosada ao lançamento. A Heinz confirmou que o lançamento é 100% vegano.

Creamy x The Coffee
A Creamy, marca de cuidados com a pele, e The Coffee, rede de cafeterias minimalistas, realizam uma linha de hidratantes labiais. A “The Coffee Collection” busca despertar os sentidos e proporcionar uma experiência diferenciada com o aroma de bebidas de cafés especiais.
Com uma textura cremosa que promove um “efeito gloss”, a novidade é composta por três produtos inspirados nas bebidas mais vendidas da rede de cafeterias: Mocha, Latte e Chai. Cada um traz cores nudes que combinam com todas as tonalidades de peles e aromas que remetem aos preparos clássicos. A collab destacou o poder do cross-selling entre nichos distintos.

Boticário x Narcisa
Com uma proposta ousada e cheia de humor, O Boticário trouxe a personalidade marcante de Narcisa Tamborindeguy para uma linha de maquiagem vibrante. Em edição limitada, a coleção é composta pelo batom vermelho “Don’t Touch, It’s Art Make B” e o batom rosa “Ai Que Loucura Make B”. A campanha conquistou atenção com uma abordagem descontraída e fora do comum.

Johnnie Walker x Netflix (Round 6)
Em uma ativação de divulgação, a empresa de streaming se uniu à Johnnie Walker para lançar uma edição limitada de garrafas numeradas de 1 a 456, em alusão aos participantes da série.
A parceria acontecerá de forma global na Ásia, Europa e Estados Unidos por meio de ativações co-branding, incluindo diversas ações de Marketing. A estratégia envolve o elemento de descoberta com o design de garrafa colecionável de edição limitada.
A collab explorou o poder das narrativas de sucesso globais para atrair tanto fãs da série quanto amantes de whisky.

Vult x Fruittella
A Vult lançou uma collab com a Fruittella, que inclui hidratantes labiais, balms e esmaltes, todos com o inconfundível e delicioso cheirinho das balas. Para divulgar a novidade, a empresa inaugurou um quiosque temporário e temático, na Praia de Ipanema. A parceria apostou na estética fofa e no apelo sensorial para conquistar o público jovem.
As atrações incluíram uma roleta gigante com prêmios exclusivos, sorvetes especiais da Sorvetiño, desenvolvidos exclusivamente para a ação, acompanhados do balm da coleção, nail art com esmaltes da coleção, além de brindes e balas Fruittella.

Burger King x Mari Maria
Em parceria com Mari Maria, o Burger King lançou um kit de três glosses exclusivos, inspirados na marca de MakeUp da influencer. As novidades foram desenvolvidas para entregar uma experiência sensorial distinta aos usuários, fazendo referência direta a algumas das estrelas do menu da rede de restaurantes.
Os glosses de edição limitada foram distribuídos exclusivamente na compra do Combo Mari Maria BK, nos restaurantes participantes da ação.
Continue lendo: Collab: 10 regras para uma colaboração entre marcas de sucesso
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