MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Web3: Será que ela pode tornar o mundo um lugar melhor?, questiona CEO da Dux

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de mai. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Considerada a maior conferência de inovação do mundo, a Web Summit acontece pela primeira vez no Brasil e levanta importantes questões sobre tecnologia e negócios inovadores. A Dux, startup de Web3, marcou presença no evento, no painel “Web3: Can it make the world a better place?”, que o CEO e fundador Luiz Octavio Gonçalves Neto apresentou no último dia 3. Com a plateia lotada, o executivo apontou o papel social da Web3 e seu potencial transformador.

A Web3 continua gerando curiosidade e mostra que há um universo de oportunidades, inclusive para moldar o futuro do mundo. Diante disso, Luiz Octavio Gonçalves Neto levantou um importante questionamento ao público: será que a Web3 pode tornar o mundo um lugar melhor? Como ponto de partida, o CEO lembrou que é preciso levar em consideração que são as pessoas que determinam como empregar e utilizar os recursos à disposição.

A Web3, frequentemente chamada de internet descentralizada, é uma revolução tecnológica que visa transferir o equilíbrio de poder das autoridades centrais para os indivíduos. É uma infraestrutura com potencial para transformar indústrias e empoderar pessoas de todas as esferas da vida.

Mas, como acontece com qualquer inovação, a própria infraestrutura é agnóstica quanto ao resultado que produz. Ela não é inerentemente boa nem inerentemente má; é apenas uma ferramenta. E cabe aos seres humanos, como membros da sociedade, decidir se querem usar esta ferramenta para construir um mundo melhor ou perpetuar os desafios enfrentados atualmente.

Ética e reponsabilidade

Nesse sentido, o CEO, ao ponderar o potencial da Web3, acredita que é essencial a todos fazer algumas perguntas difíceis: Como a gente pode garantir que essa nova infraestrutura seja empregada de forma ética e responsável? Como vamos evitar repetir os erros do passado e, em vez disso, aproveitar a Web3 para promover a transparência, inclusão e colaboração?

“A resposta mora no nosso compromisso coletivo com valores éticos e na busca de um objetivo comum: melhorar o mundo em que a gente vive. Devemos promover o diálogo aberto, fomentar a cooperação entre as diversas partes interessadas e trabalhar ativamente para eliminar as desigualdades que assolam nossos sistemas atuais”, destacou Luiz Octavio.

Ao acompanhar as explanações sobre a tecnologia, o público visualizou que um dos aspectos mais promissores da Web3 é seu potencial para democratizar o acesso à informação e aos recursos. Diante disso, ao eliminar barreiras e promover interações de igual para igual, é possível empoderar indivíduos e comunidades a criar, compartilhar e prosperar.

“Imagine um mundo onde comunidades podem colaborar e desenvolver projetos que atendam diretamente às suas necessidades, livres de restrições burocráticas. Um mundo onde os cidadãos podem participar dos processos de governança e tomada de decisão, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas preocupações sejam abordadas. Para concretizar essa visão, a gente deve investir em educação e alfabetização digital, capacitando as pessoas com as habilidades e conhecimentos necessários para navegar e aproveitar o poder da Web3. Também devemos criar ambientes propícios à inovação, fomentando a colaboração entre empreendedores, pesquisadores e formuladores de políticas”, ressaltou.

Para além de reformular os negócios e as interações, a Web3 tem a capacidade de criar um mundo mais igual, transparente e colaborativo. Com o painel, o CEO da Dux, marca que investe e incentiva a democratização da Web3, fez uma relevante reviravolta na construção do raciocínio: “Mais do que questionar se a Web3 é capaz de tornar o mundo um lugar melhor, cada pessoa deve ponderar se está disposta a usar a Web3 para criar um mundo melhor”.

Leia também: Conheça as 10 habilidades mais buscadas pelos empregadores

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme