Construir uma reputação sólida é uma tarefa árdua e no mundo das redes sociais, esse desafio se intensifica. Uma pesquisa da RD Station indica que o Instagram é a rede social preferida por 90% dos participantes do estudo, sendo considerada a plataforma com maior potencial para gerar novos negócios. Em seguida, aparecem Facebook (62%), LinkedIn (37%) e TikTok (3,3%). A preferência pelo Instagram se deve à facilidade de buscar informações e visualizar o empreendimento por meio de fotos, destaques, legendas e bio.
Para empresas de todos os segmentos, se adequar à realidade das redes sociais é necessário para estabelecer uma boa imagem. Segundo dados do Sebrae e da Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), o Brasil abriga mais de 42 milhões de empreendedores. É preciso que cada um deles entendam que vivemos na era digital e as mudanças ocorrem a todo momento. Estar informado sobre o que pode ser benéfico ou prejudicial para a corporação é algo decisivo.
Entretanto, nem tudo o que é publicado viraliza, já que destacar-se exige a construção de um conteúdo relevante e autêntico. Identificar e transformar as histórias da organização em estratégias eficazes é essencial para alcançar o público-alvo. É no momento em que uma empresa descobre como se posicionar que uma reputação positiva longínqua começa a ser criada.
A empreendedora Bianca Andrade, da marca Boca Rosa, é um exemplo notável. A executiva valoriza conteúdos e entrevistas que revelam a essência de seus produtos e empresa, estabelecendo uma comunicação clara, educativa e relevante para seu público.
O conhecimento também é uma ferramenta poderosa, e para sair do óbvio, precisamos usufruir de estudos e garantir a presença "dentro do jogo". Acompanhar as tendências do mercado, participar de cursos, workshops e eventos é fundamental para se tornar protagonista do próprio negócio. Em 2023, cerca de 6,67 milhões de visitantes estiveram presentes em eventos de negócios em São Paulo, conforme dados do Barômetro Eventos B2B da Ubrafe. Encontros como esses são oportunidades valiosas para aprender sobre as principais mudanças e inovações do setor, e possibilitar a criação de novos contatos e potenciais clientes.
Não podemos dizer que uma boa reputação se constrói sozinha, visto que relacionamentos sólidos são a base de uma carreira de sucesso, além de que, a influência de um negócio se propaga de pessoa a pessoa, não se limitando apenas às mídias ativas. Aprimorar os relacionamentos e conexões é um dos formatos de pitch mais eficazes sobre uma marca.
No Ranking Merco Empresas Brasil de 2023, que lista as empresas e lideranças mais bem posicionadas em termos reputacionais, a Natura conquistou o primeiro lugar pelo décimo ano consecutivo, graças à sua clareza e gerenciamento de Relações Públicas. Este é apenas um dos muitos exemplos de um trabalho bem-sucedido de protagonismo na reputação empresarial. Manter uma rede de inspiração pode aumentar ainda mais a potência de nossas ações. A Natura não conquistou seu prêmio de forma simples, mas com coragem e perseverança.
Reputação é uma palavra abstrata e torná-la palpável é um caminho que exige persistência, mas, com a estratégia certa, essas quatro sílabas podem ser responsáveis por elevar um negócio do sucesso temporário ao reconhecimento permanente.
*Beatriz Ambrosio, CEO e fundadora da Mention
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