MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Vendas recuam 1,4% no varejo alimentar no 1º semestre de 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

29 de jul. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Vendas recuam 1,4% no varejo alimentar no 1º semestre de 2025
Vendas recuam 1,4% no varejo alimentar no 1º semestre de 2025
Vendas recuam 1,4% no varejo alimentar no 1º semestre de 2025

A desaceleração da inflação dos alimentos ainda não se traduziu em alívio no bolso do consumidor. Dados do primeiro semestre de 2025 mostram que, mesmo com preços subindo em ritmo mais lento, as vendas em unidades no varejo alimentar registraram queda de -1,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento de 5,8% no faturamento do setor foi impulsionado quase exclusivamente pela alta de 7,3% nos preços, sem ganho real em volume, segundo dados da Scanntech.

O comportamento de compra revela um consumidor mais cauteloso: o ticket médio por visita cresceu 6,2%, mas o número de itens por compra caiu 1%, e as visitas às lojas recuaram 0,4%. A retração reflete um cenário econômico de juros altos e aumento da inadimplência, que também impactou o Índice de Confiança do Consumidor da FGV, com queda de 0,8 ponto percentual entre maio e junho.

Em paralelo, categorias como frutas, legumes e ovos conseguiram avançar, enquanto a cesta de mercearia básica foi a que mais perdeu volume, pressionada pelos preços mais altos. Na análise mês a mês, apenas janeiro e abril tiveram desempenho positivo — este último impulsionado pela sazonalidade da Páscoa. 

Março e junho foram os piores momentos do semestre, ambos com queda de -4,1% no volume de vendas. Mesmo nesses períodos, o faturamento cresceu de forma modesta, com alta de 1,3% e 3,2%, respectivamente, o que reforça a mudança de comportamento do shopper: mais racional, mais seletivo e cada vez mais impactado pelo peso do orçamento.

Leia também: CRM no varejo: usando dados para maximizar performance e personalização

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme