MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Vantagens, Impactos e Reflexões do ChatGPT para Jovens e Novos Negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de mar. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Um ponto de inflexão com a IA – para onde estamos indo? O que vemos hoje é somente a ponta do iceberg, pois este modelo tem uma capilaridade vertical enorme, além claro das indústrias que utilizam os modelos de linguagem de forma criativa, podemos chegar em uma conclusão prévia de que será impensável não ter a IA integrada aos fluxos de trabalho diários. Escrito pelo CHAT GPT Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, uma organização de pesquisa em IA. O Chat GPT é treinado em grandes conjuntos de dados de texto, usando algoritmos de aprendizado de máquina para gerar respostas em linguagem natural para perguntas e declarações. O modelo é capaz de gerar respostas coerentes e plausíveis em uma variedade de tópicos, com base em seu treinamento em um amplo espectro de textos. O Chat GPT é usado em uma variedade de aplicações, como assistentes virtuais, chatbots, tradução automática e geração de texto para fins educacionais e de pesquisa. ChatGPT é um ponto de inflexão para IA Simplificando, vai existir um “boom” na geração de novos negócios, o que torna o ChatGPT um grande negócio. As empresas que entenderem o significado desta mudança e agirem ou se prepararem primeiro ganharam uma vantagem considerável. O ChatGPT foi apenas o primeiro de muitos outros chatbots semelhantes que estarão disponíveis e sua capacidade aumentará exponencialmente a cada ano e se tornando mais útil e de fácil acesso para uma população mais ampla. Sem conhecer os limites deste novo modelo, mas entendendo que mudanças radicais vem por ai no mundo corporativo. Como isso impacta os jovens profissionais ? Uma ferramenta capaz de criar conteúdos ou mais, de se comunicar de forma parecida aos humanos pode ser útil a novos profissionais que queiram se destacar em sua carreira. A IA vista pelos mesmos como um google era visto pelas gerações X e Y, é bem mais perigosa e se quiser saber como, vamos lá: O google por sua vez nos entregava informações quais devidamente deveriam ser lidas, refletidas para que depois nós humanos fizéssemos o trabalho de casa. Já a IA generativa, ou o ChatGPT entrega o trabalho feito de uma forma tão humana, que pode ser de um ajudante a intruso; mas veja bem, tudo será uma questão de saber utilizar, assim entendemos que muitos ao “pensar” que estão se beneficiando a curto prazo, podem estar se autossabotando, justamente pela falta de reflexão, pensamento e entendimento daquilo que se busca. Tendo isso em mente, que a IA capacitará ou potencializará seu trabalho ou projeto, ela também pode economizar tempo, algo extremamente relevante para o momento qual estamos vivendo. Como ex. a IA generativa poderá criar conteúdos para o marketing, escrever comunicados a imprensa, melhorar os diagnósticos para os profissionais de saúde, prever números para finanças, codificar para desenvolvedores de software, prever mercados financeiros de investimentos e etc, mas lembre-se, é você quem deverá estar no comando utilizando a ferramenta para criar estratégias e se destacar. Algumas perguntas devem ser feitas antes do uso: 1- Quais tarefas a IA pode me ajudar? 2- Onde eu devo concentrar seus esforços? 3- Quais novas habilidades eu poderia desenvolver para progredir? Como segurança é importante também lembrá-lo de que esta tecnologia está em seus estágios inicias, portanto é necessário reflexão sobre o conteúdo que a IA oferece, pois ela busca dados de lugares que não temos controle e nem a fonte, e acredito que seja imprescindível que a IA se torna mais inteligente conforme o uso, qual muitas vezes vai pegar dados particulares como informações pessoais, fotos, vídeos, e que de forma insegura e inevitável poderá ser a fonte de dados de qualquer outro usuário no mundo, portanto, pergunte-se: você confia na fonte ? O “Boom” dos novos negócios e surgimento de novas empresas e startups Se perguntar para um investidor, possivelmente seu olhar holístico e ambicioso dirá que a IA generativa pode ser tão onipresente quanto a nuvem ou a internet. Entretanto, como estamos ainda vivendo um “teste piloto” existe um risco de que as startups usem o ChatGPT apenas or usar, afinal nem todos os setores têm problemas que a IA generativa pode resolver. Mas, no futuro, existe o risco de que as startups usem o ChatGPT apenas pelo ChatGPT. Nem todas as empresas de IA generativa têm longevidade e nem todos os setores têm problemas que a IA generativa pode resolver. Ainda sobre os investidores, é preciso afirmar que assim como qualquer rodada de negócios, uma minoria de empresas são escolhidas e que será possível o aumento de empresas/startups se tornarem mais interessantes com o uso da IA generativa a partir de que a mesma tenha mais amplitude e eficiência. Como o uso da tecnologia aumentou muito, pode ser que a IA generativa em algum momento perca seu brilho, fazendo com que as startups trabalhem como qualquer outra empresa focando em: receita e lucros consistentes. Enquanto isso não acontece, vamos seguir o Hype e entender que grandes negócios deverão surgir daí. *Felipe Salvador é Executivo com larga experiência em marketing, dados e tecnologia atuando de forma estratégica e inovadora nos setores de varejo B2B/B2C e tecnologia. Melhor aluno de estratégias e inovação em Harvard(2021), Top 3 gerentes de mkt Abras 22 e descrito pelo diretor de diversidade da Nasa como “Inovador/Criador”.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme