Parte das preocupações que cerceiam as possibilidades de fazer novos amigos ou encontrar paqueras na internet se originam do fato de que o desconhecido nem sempre é seguro, e o Tinder sabe bem disso.
Para oferecer encontros mais seguros aos usuários, em especial, à comunidade LGBTQIA+, a plataforma está desenvolvendo e implementando inovações tecnológicas que reverberam de maneira clara os princípios de Marketing defendidos pela empresa.
A empresa vem trabalhando em recursos como o “Traveler Alert”: uma função que alerta aos usuários LGBTQIA+ sobre regiões onde sua própria existência possa ser criminalizada e evitar a sua ida a lugares potencialmente perigosos para um encontro.
A plataforma afirma estar empenhada em desenvolver iniciativas educacionais sobre o assunto, bem como o fechamento de parcerias com organizações como a Glaad (Aliança Contra a Difamação de Gays e Lésbicas) para melhorar a visibilidade e a aceitação da comunidade na internet.
Veja, abaixo, algumas das medidas de segurança e aceitação recém-adotadas pelo Tinder e como os ideais de Marketing pregados pela plataforma contribuíram para a implementação de cada uma delas.
Narrativa inclusiva
No ar desde o início do ano passado, a campanha ‘It Starts With a Swipe’ ilustra a estratégia da empresa de entrelaçar os recursos da plataforma com uma narrativa mais inclusiva. O enredo da ação apresenta diferentes histórias de amor, incluindo experiências reais de usuários que representam a diversidade de identidades e orientações.
Inovações moldadas por insights de Marketing
Os recursos ‘Share My Date’ e ‘Matchmaker’ são respostas diretas aos feedbacks recebidos pelo Tinder. O primeiro, focado em segurança, permite que os usuários compartilham com os amigos informações sobre os detalhes de um encontro, como a localização, por exemplo. Já ‘Matchmaker’ permite que os usuários encontrem novas amizades, expandindo a funcionalidade do aplicativo além dos cenários tradicionais de namoro.
Envolvendo a Geração Z de forma autêntica
O Tinder envolveu com sucesso a Geração Z, espelhando seus valores e preferências de comunicação, principalmente por meio do humor e da autenticidade. O mote está na percepção de que a estratégia de desenvolver mensagens genuínas e às vezes autodepreciativas repercute bem nesse grupo demográfico. Eles apreciam o humor e são mais propensos a se envolver quando o conteúdo parece natural e espontâneo.
Impulso global através da relevância cultural
A empresa acredita que ao tomar medidas práticas para apoiar comunidades marginalizadas, ao envolver os utilizadores com narrativas genuínas e ao inovar com base no feedback dos utilizadores, assume dimensões que vão muito além de uma plataforma para encontros, transformando-se em um catalisador para a mudança social.
A eficácia das estratégias do Tinder é evidente na forma como o aplicativo se tornou profundamente integrado na cultura moderna de namoro, redefinindo o que significa encontrar o amor na era digital.
*Com informações do Portal The Drum.Leia também: Tinder lança campanha global para celebrar o romantismo da Geração Z
COMPARTILHAR ESSE POST