O iFood Move, primeiro evento proprietário do iFood, voltado para parceiros e empreendedores do setor de alimentação, terminou no dia 26 de setembro com muitas novidades no setor de delivery e alimentação. O evento reuniu grandes nomes do mercado, e apresentou novas soluções tecnológicas como o iFood Salão e iFood Pago, focadas em otimizar a gestão e aumentar vendas em restaurantes.
Além de palestras e painéis sobre inovação e tendências, o evento destacou a importância da digitalização e do uso de dados no setor de food service. O iFood Salão foi uma das principais inovações, pois funciona como um toten de autoatendimento, criado em parceria com a Videosoft. A ferramenta, que já está sendo utilizada em 130 unidades de fast-food, permite aos clientes fazerem pedidos sem a necessidade do aplicativo no celular.
O objetivo é aumentar a eficiência e reduzir filas, principalmente em grandes redes com alto volume de pedidos. A previsão é que o sistema seja ampliado até o fim deste ano. Para os lojistas, o custo para manter o item varia entre R$ 90,00 a R$ 250,00 por mês, a depender das funções escolhidas, mas o serviço permitirá maior volume de pedidos também.
Já o iFood Pago oferece cashback e promoções personalizadas, bem como um novo serviço financeiro por trás. O evento abordou também bastante a questão da Inteligência artificial, como perfil e otimização da operação, assim como previsões de consumo. O iFood apresentou como tem investido em soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão dos parceiros e 67% deles já dizem usar a ferramenta em seu dia a dia.
Hábitos de consumo dos brasileiros
A consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação, segundo a primeira edição do Relatório para Restaurantes - Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion.
O documento, lançado no iFood Move, destaca o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias. Neste momento do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta um nicho com espaço para ser explorado.
Outro momento do dia que tem conquistado os usuários do delivery é a madrugada, turno que registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é grande: neste momento do dia, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior quantidade de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.
Os lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são por culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos de 2019 e 2023.
Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a domingo no iFood, por exemplo. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.
O Relatório para Restaurantes também aponta as diferentes motivações para o consumidor pedir pelo delivery, dependendo do momento. No cotidiano, os clientes com restrições, como limitação de tempo, acabam optando pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Mas há também motivações em pedir um delivery para contemplar experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.
A urgência da transformação digital no setor de Food Service
O encontro, incluindo a apresentação dos painelistas, destacou a importância da digitalização para empresas do ramo, com foco em sistemas de gestão, análise de dados e automação de processos. Diego Barreto, CEO do iFood, ressaltou o impacto da transformação digital na experiência do consumidor, abordando o ecossistema digital e a experiência do consumidor.
De acordo com Bruno Lopes, analista de Competitividade do Sebrae, o delivery, a incorporação de tecnologias para otimizar a gestão do negócio e a valorização da culinária e gastronomia local são tendências do setor e podem agregar valor ao negócio.
Leia também: iFood é eleita marca mais querida do Brasil pelo terceiro ano consecutivo
COMPARTILHAR ESSE POST