MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Saiba quais são as Soft Skills obrigatórias ao profissional de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

10 de nov. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

Frente aos inúmeros desafios do mercado de forma recorrente e avassaladora, o profissional de Marketing precisa estar preparado desde quando é um estagiário, analista ou gerente. E essa preparação passa por desenvolver soft skills essenciais. Resiliência, liderança, analítico e senso crítico são algumas dessas competências, segundo o relatório 10 soft skills obrigatórias ao CMO, feito pelo Mundo do Marketing. Para quem deseja ocupar o cargo mais alto na área de Marketing, obter essas skills juntamente de habilidade técnica é primordial para o sucesso.

O documento foi elaborado a partir da análise de dezenas de anúncios de vagas para esta posição e a partir de um levantamento realizado entre formadores de opinião e executivos que ocupam essa cadeira. "O profissional de Marketing precisa estar preparado desde quando é um estagiário, analista ou gerente frente aos inúmeros desafios do mercado de forma recorrente e avassaladora. E essa preparação passa por desenvolver soft skills essenciais ao seu trabalho", avaliou Bruno Mello, fundador do Mundo do Marketing.

As cinco principais são:

1- Resiliência

Saber encarar e vencer todas as pressões e turbulências no caminho te levarão ao sucesso. Essa competência é a base para todas as demais.

2- Gerenciar riscos

Saber os limites de riscos do capital, da precificação e do gerenciamento de carteira é tão importante quanto fazer escolhas certas.

3- Liderança

Um bom profissional tem que inspirar a confiança do seu CEO para orientar a companhia conforme os seus objetivos. A liderança de Marketing deve ser um exemplo inspirador.

4- Orientado a resultado

Mais uma capacidade é de demonstrar esses resultados. Não adianta você fazer mil coisas, ter mil demandas, mil atividades e não demonstrar o resultado que obtém. E, isso, precisa ser diário.

5- Analítico Data Driven

Três pontos devem ser considerados aqui: visão integrada de seus dados de Marketing, abordagem mais ousada para otimização de campanhas e melhor segmentação de clientes existentes.

Baixe agora mesmo o material e confira todas as soft skills.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar