MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Saiba como os dados reais contribuem para o Marketing de Influência

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

5 de out. de 2023

CATEGORIA

Criatividade

Essenciais para a criação de conteúdos autênticos, uma demanda crescente entre as novas gerações, os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes no radar de parcerias de marcas e empresas de todos os setores. Para o Marketing, a influência dos criadores de conteúdo funciona como uma ponte que permite a difusão de publicidade não intrusiva, capaz de impactar e atrair targets bastante específicos.

Como tantas outras disciplinas do Marketing, a moeda da influência também se beneficia dos dados. Isso porque, atualmente, marcas trabalham com squads amplos, formados por dezenas de creators que, comumente, operam de formas diferentes em canais e formatos diferentes, dialogando com faixas de público distintas, e portanto, precisam ser avaliados sob diferentes métricas.

Para quem tem a rotina moldada pelo Marketing, a relevância dos dados para as estratégias de influência não descreve uma novidade. O que muitos talvez ignorem seja a importância da obtenção dos dados reais dos influenciadores considerados para potenciais parcerias.

Em sua participação no CMO Summit, CEO da Squid, explicou a relevância da obtenção de dados reais dos influenciadores para a tomada de decisões. “Hoje, quando falamos em dados para o Marketing de influência, vemos muita estimativa. Várias marcas utilizam dados públicos dos influenciadores, e projetam estimativas com base nesses dados públicos. E esse não é um caminho legal para seguir”, aponta.

Para o CEO, o melhor caminho rumo à parcerias de sucesso passa pela busca dos dados históricos dos influenciadores. “É possível avaliar o alcance de um determinado influenciador nas últimas postagens, e em cima desse histórico, projetar estimativas de futuro. Esse é o jeito certo de fazer, pois os dados reais fornecem uma precisão incrível e permitem entregar as campanhas mais eficientes”, explica.

“Por isso, falamos sobre os dados que vem diretamente da API. Toda rede social tem as suas APIs e essa é a forma com que elas conseguem transmitir dados para terceiros. Se vocês consomem dados das APIs, eles já virão auditados pelas plataformas e vocês podem confiar 100% nisso”, reforçou.

Dados reais contribuem para a seleção de influencers

O CEO listou quatro benefícios da utilização de dados reais para o processo de escolha dos influencers: primeiro, as informações permitem que as marcas verifiquem se o creator de seu interesse está em sintonia com a identidade da marca e o propósito da campanha em desenvolvimento.

Segundo, os dados reais contribuem para a tomada de decisões a respeito de qual influenciador escolher para cada tipo de formato em que o conteúdo será desenvolvido. Em seguida, a já citada avaliação de diferentes métricas, como as taxas de alcance e engajamento, também são otimizadas a partir dos dados coletados nas APIs.

Finalmente, o quarto passo descreve uma preocupação crucial para a imagem das empresas: a partir da avaliação dos dados, marcas podem verificar se os influencers estão envolvidos em polêmicas a partir da análise de palavras-chave associadas, evitando futuras dores de cabeça e cancelamentos após a publicação da campanha.

Leia também: Marcas devem utilizar o Marketing de Influência de forma planejada e criteriosa, avalia Squid

Squid - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Criatividade

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme