Essenciais para a criação de conteúdos autênticos, uma demanda crescente entre as novas gerações, os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes no radar de parcerias de marcas e empresas de todos os setores. Para o Marketing, a influência dos criadores de conteúdo funciona como uma ponte que permite a difusão de publicidade não intrusiva, capaz de impactar e atrair targets bastante específicos.
Como tantas outras disciplinas do Marketing, a moeda da influência também se beneficia dos dados. Isso porque, atualmente, marcas trabalham com squads amplos, formados por dezenas de creators que, comumente, operam de formas diferentes em canais e formatos diferentes, dialogando com faixas de público distintas, e portanto, precisam ser avaliados sob diferentes métricas.
Para quem tem a rotina moldada pelo Marketing, a relevância dos dados para as estratégias de influência não descreve uma novidade. O que muitos talvez ignorem seja a importância da obtenção dos dados reais dos influenciadores considerados para potenciais parcerias.
Em sua participação no CMO Summit, CEO da Squid, explicou a relevância da obtenção de dados reais dos influenciadores para a tomada de decisões. “Hoje, quando falamos em dados para o Marketing de influência, vemos muita estimativa. Várias marcas utilizam dados públicos dos influenciadores, e projetam estimativas com base nesses dados públicos. E esse não é um caminho legal para seguir”, aponta.
Para o CEO, o melhor caminho rumo à parcerias de sucesso passa pela busca dos dados históricos dos influenciadores. “É possível avaliar o alcance de um determinado influenciador nas últimas postagens, e em cima desse histórico, projetar estimativas de futuro. Esse é o jeito certo de fazer, pois os dados reais fornecem uma precisão incrível e permitem entregar as campanhas mais eficientes”, explica.
“Por isso, falamos sobre os dados que vem diretamente da API. Toda rede social tem as suas APIs e essa é a forma com que elas conseguem transmitir dados para terceiros. Se vocês consomem dados das APIs, eles já virão auditados pelas plataformas e vocês podem confiar 100% nisso”, reforçou.
Dados reais contribuem para a seleção de influencers
O CEO listou quatro benefícios da utilização de dados reais para o processo de escolha dos influencers: primeiro, as informações permitem que as marcas verifiquem se o creator de seu interesse está em sintonia com a identidade da marca e o propósito da campanha em desenvolvimento.
Segundo, os dados reais contribuem para a tomada de decisões a respeito de qual influenciador escolher para cada tipo de formato em que o conteúdo será desenvolvido. Em seguida, a já citada avaliação de diferentes métricas, como as taxas de alcance e engajamento, também são otimizadas a partir dos dados coletados nas APIs.
Finalmente, o quarto passo descreve uma preocupação crucial para a imagem das empresas: a partir da avaliação dos dados, marcas podem verificar se os influencers estão envolvidos em polêmicas a partir da análise de palavras-chave associadas, evitando futuras dores de cabeça e cancelamentos após a publicação da campanha.
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