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Redes sociais democratizam o acesso ao mercado nacional de vinhos

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Tempo de Leitura 2 min

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25 de set. de 2024

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Notícias

Redes sociais democratizam o acesso ao mercado nacional de vinhos
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Redes sociais democratizam o acesso ao mercado nacional de vinhos

Até pouco tempo, o acesso à informação no mercado de vinhos podia ser classificado como restrito a poucas pessoas interessadas no setor da enologia. Mas, com o avanço das redes sociais, marcas e produtores da bebida encontraram uma oportunidade para difundir conhecimento e abrir as portas do ofício a um novo grupo de entusiastas.

A transformação dos paradigmas comunicacionais que englobam o setor será abordada pela bióloga especialista em enologia Cris Sant'Anna no ProWine Fórum no dia 1º de outubro, em São Paulo. Na avaliação da profissional, este é o momento perfeito para atrair mais pessoas ao universo de detalhes que envolve a produção de vinhos.

Cris pontua que o Marketing de influência cresceu rapidamente e gerou um forte impacto no mercado vinícola. Com as redes sociais democratizando a criação e divulgação de novos conteúdos, players do setor têm a oportunidade de informar com transparência sobre os processos de produção, fortalecendo a confiança entre marcas e clientes.

Para a bióloga, as principais plataformas de redes sociais para o setor vitivinícola são, atualmente, Instagram e Facebook (para compartilhar conteúdo visual e interagir com a comunidade), YouTube (para vídeos educativos e visitas a vinícolas), LinkedIn (para networking) e TikTok (para vídeos criativos). 

Ela explica que essas plataformas ajudam a engajar diferentes públicos e fortalecer a marca no mercado. Além disso, a expert chama atenção para o storytelling, capaz de transformar o vinho em uma experiência cultural. Isso ajuda a criar conexão, pois torna o produto desejável aos consumidores. 

Oportunidades e desafios

Mais informações disponíveis, mais curiosos dispostos a experimentar os expoentes do mercado: entre 2019 e 2020, o número de consumidores regulares de vinho teve um salto de três milhões no Brasil, de acordo com dados coletados pela Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre a bebida.

Neste panorama, Cris destaca que a adaptação da comunicação é um passo fundamental para engajar este público emergente. Nesse sentido, um dos desafios é simplificar o tema, culturalmente considerado complexo. Outro grande obstáculo é a construção da credibilidade. Isto exige domínio do assunto e provas sociais para criar uma relação de confiança. 

Outro grande desafio, na avaliação da especialista, é que os apreciadores de vinho buscam inspiração e entretenimento nas redes sociais. Por isso, é importante que os conteúdos sejam envolventes, visualmente atraentes e inspiradores, criando uma experiência que vá além do produto em si. Isso significa criar postagens que não só informam, mas também entretenham, mostrando o vinho como parte de momentos especiais e cotidianos.

Leia também: Wine lança campanha para incentivar o consumo de vinho durante o verão

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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