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Rede social têm papel cada vez mais relevante para as relações humanas em um mundo atravessado pelo virtual

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de jan. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

A pandemia de covid-19 deixou evidente a relevância crescente das tecnologias digitais para o convívio em sociedade. Isoladas em suas casas para conter a propagação do vírus, as pessoas não tiveram outra alternativa que não fosse utilizar a internet e redes sociais para se comunicarem e se relacionarem com o mundo externo. Para a produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, contudo, a importância dos canais digitais vai muito além de ser um mero meio facilitador de comunicação.

Na visão de Rejane, os canais digitais têm um papel fundamental no arquétipo dos relacionamentos humanos, já que, cada vez mais, o convívio entre as pessoas é atravessado pelo meio virtual. “Não estou falando de ligação de vídeo ou de trocas de áudios pelo Whatsapp, estou falando da possibilidade de manter um vínculo emocional através da internet”, diz.

Rejane, que também é pós-graduada em Neuromarketing, explica que as emoções são expressas internamente, pouco importando para o cérebro humano se as relações estão ocorrendo fisicamente ou de maneira virtual. “Quando acompanhamos por meio de fotos no Facebook a vida de amigos dos quais nos distanciamos há muito tempo estamos vivenciando aqueles acontecimentos e nos relacionando com eles”, relata.

Relações híbridas

Segundo Rejane, foi isso que os canais digitais mostraram a todos nós durante o período de isolamento social. “Mais do que servirem como meios comunicação, eles mantiveram o nosso senso de relacionamento quando não podíamos ter

contato físico com as pessoas”, afirma. Entretanto, segundo a especialista em mídias sociais, é preciso saber

utilizar o ambiente digital de uma maneira inteligente, sob o risco de extrapolarmos nossa vivência virtual e nos alienarmos do resto. “As pessoas devem buscar o equilíbrio entre a convivência social física e a criação de relacionamentos digitais”, comenta.

Conforme Rejane, as pessoas necessitam compreender que o relacionamento digital é um ponto de partida. “Não podemos ter somente amigos virtuais, porque o ambiente digital fornece apenas um recorte da personalidade com quem se convive e da realidade que se experimenta”, explica. Se o ambiente digital é cada vez mais importante para criação,

manutenção e estreitamento de relacionamentos interpessoais, não se pode ignorar sua relevância para o incremento dos negócios das empresas.

Rejane explica que na maioria das vezes uma venda se realiza como resultado de um relacionamento prévio. “Então, quando as empresas e suas marcas decidem, em suas estratégias de marketing, investir antes no relacionamento para depois vender, elas estão, dessa forma, fortalecendo o processo de venda de seus produtos”, afirma.

Oportunidades

Na busca pelo fortalecimento do relacionamento com as pessoas que pode  culminar em venda e aquecimento dos negócios, uma das ferramentas mais competentes é a produção de conteúdo digital. “O conteúdo digital fortalece o relacionamento entre as pessoas e também entre pessoas marcas e serviços. Desse modo, a estratégiade conteúdo é imprescindível para que esse relacionamento digital se desenvolva, acarretando melhor aproveitamento da compra e do produto pelo cliente”, diz a fundadora da Like Marketing.

Mas para que se estabeleça uma conexão verdadeira com o cliente, uma conexão que seja capaz de render vendas, a empresa deve investir em um tipo de conteúdo que Rejane chama de humanizado, ou seja, aquele que tem o potencial de afetar, emocionar e engajar o ser humano. A melhor maneira de fazer isso é contar uma história.  “Histórias sempre revelam histórias humanas, não é à toa que somos tão apaixonados pelo cinema, por novelas e romances”, conclui.

Leia também: Real time com relevância é tendência nas redes sociais - conteúdo exclusivo para assinantes. Assine já!

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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