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Rebranding: marcas iniciam ano com novas estratégias, nomes e logos

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Tempo de Leitura 9 min

DATA

2 de fev. de 2023

CATEGORIA

Branding

Assim como acontece em nossa vida pessoal, o mundo dos negócios requer reavaliação. Em algum momento da jornada empreendedora será preciso parar e reavaliar a identidade e possíveis mudanças. Os motivos são diversos, desde a necessidade de alcançar novos clientes, comunicar novas estratégias comerciais ou até mesmo para se reposicionar no mercado com uma nova cara, roupagem ou identidade. Algumas marcas iniciaram 2023 anunciando suas novas estratégias e a cara nova. MedQuímicaA marca passou por um rebranding e é apresentada para o público. A chegada do executivo Alexandre França como CEO há quase dois anos na empresa marcou a transformação de gestão da companhia, e também a parte visual. A nova marca vem ao encontro da necessidade de atualização da identidade e padronização da comunicação da companhia que é utilizada para com a sociedade, colaboradores e parceiros.O novo logotipo confere um aspecto moderno e clean, para uma mensagem simples e direta, com o objetivo de renovar a companhia e torná-la cada vez mais acessível e conhecida por todos. Para a construção do símbolo, os elementos que fazem parte do cotidiano da empresa (substâncias sólidas e líquids) formam o coração, que é a representação direta do conceito de saúde e cuidado. Além disso também é possível enxergar a letra “M”, no símbolo, fortalecendo ainda mais o conceito da marca.O Diretor Comercial e de Marketing da empresa, Massillon Araújo, explica que esta nova marca não foi pensada priorizando o mercado. “Primeiramente, ela busca atender as expectativas de quem faz a Lupin/MedQuímica. O capital humano é o ativo mais importante da indústria farmacêutica. Por isso a nossa comunicação com os colaboradores é prioridade”, afirmou.OiMenuA OiMenu, startup de cardápios digitais, está passando por um rebranding, encabeçado pela agência especializada, Empória Branding. Com foco em se posicionar como uma especialista em inteligência de dados para o gerenciamento de bares e restaurantes, a foodtech realizou adaptações no principal produto da empresa em busca de entregar um algoritmo ainda mais inteligente para os empresários e gerentes de empreendimentos do ramo. Como parte das novas mudanças, a startup ganhou um novo nome e passa a se chamar “abrahão” de agora em diante.“Se antes a novidade eram os cardápios digitais, atualmente a grande a tendência para gestores de bares e restaurantes são os cardápios inteligentes, que chegam não apenas para entregar um atendimento ainda mais personalizado para o cliente final, como também ferramentas de B.I. (business intelligence) e uma série de outros serviços responsáveis por auxiliar na gestão e na tomada de decisões”, afirma Isaac Paes. “Nosso propósito e core business ainda são os mesmos e seguem alinhados com a motivação mais fundamental de quem gerencia ambientes gastronômicos: maximizar o retorno por espaço útil. Com esse rebranding, esperamos entregar aos empresários uma inteligência de mesa ainda mais estratégica e compreensível, manifestada em experiências personalizadas, potencializadas por memórias gastronômicas e capazes de gerar mais consumo por minuto, em um algoritmo que cruzará o ticket médio desejado com as combinações mais atraentes para cada perfil de consumidor”, explica o CEO.A escolha do nome abrahão para representar a marca da empresa é uma homenagem do CEO ao seu próprio pai, falecido em maio deste ano, em um trágico acidente de carro. Abrahão, acima dos laços sanguíneos, foi um mentor da equipe durante a fundação e seguiu acompanhando de perto a trajetória da empresa - que não poderia dar o próximo passo sem contar com a presença desse parceiro de longa data.

Gran CursosA edtech Gran Cursos Online passa a se chamar Gran. Após completar 10 anos, a companhia defende a ideia de que a educação é um direito de todos e faz o máximo para tornar isso uma realidade Brasil afora. Para isso, o novo posicionamento de marca propõe o protagonismo do aluno com o apoio da marca nessa jornada contínua de educação.

Mais que uma nova identidade visual, o reposicionamento reforça o DNA inovador e simboliza o novo momento que a edtech vive, com a criação de um ecossistema educacional. Isso porque o Gran investiu em novas verticais, como a graduação e a pós-graduação, dando mais opções aos alunos, mas sempre com foco na empregabilidade e democratização do ensino.O processo de virada de marca visa expressar também o compromisso de garantir que a aprendizagem responda às necessidades específicas de conteúdo, forma, tempo, ritmo e momento profissional de cada aluno, evidenciando a importância do ensino individualizado, uma das premissas da edtech.Recém convidada para o cargo de CMO, após liderar as equipes de Comunicação e Marca do Gran, Natalia Januzzi Spigai assina o projeto de rebranding da empresa. A executiva tem experiência na liderança da área de marketing e transformação digital e passagem por empresas como IBM, PagSeguro, 99 App, Johnson & Johnson e Telefônica.Plug PagamentosA startup Plug Pagamentos que passou por um rebranding e agora é Malga. Com um ano e meio de atuação no mercado de meios de pagamentos, a empresa idealizada pelos sócios Alex Vilhena (CEO, ex Braintree), Thiago Garuti (COO, ex Medicinae Solutions) e Marcel Nicolay (CTO, ex Zoop e ex Gympass), mudou para fortalecer a empresa em território brasileiro e expandir seu ramo de atuação para a Latam. A reformulação também está relacionada com a preocupação de Malga com diversidade e inclusão na equipe, em oferecer pluralidade no dia a dia da startup.“Queríamos uma empresa que fosse adaptável e que, principalmente, pudesse ser expandida globalmente. Tiramos o termo pagamentos do nosso nome exatamente por isso. Nosso nome é original e tem uma conexão direta com a nossa missão”, explica Alex Vilhena, CEO e cofundador de Malga.

Malga vem da palavra Amálgama, liga metálica que une elementos para formar conexões mais fortes. O objetivo é justamente entregar soluções totalmente adaptáveis e personalizadas para as necessidades de cada cliente. “Sabemos que a linguagem molda nosso dia a dia e uma das formas de exemplificar o quão verdadeiro isso é foi escolher não escrever Malga, nem no feminino e nem no masculino. A mudança começou a ser discutida em 2022 e passamos seis meses construindo a marca e desenvolvendo os pontos cruciais para a sua personalidade”, afirma.O CEO lembra que sempre é desafiador mudar e para fazer um rebranding é preciso entender benefícios e malefícios do processo. O principal objetivo de mudar, segundo Alex Vilhena, é sempre o cliente - para resolver uma “dor “ou necessidade dele. “Algumas características são importantes para essa decisão, como posicionamento de mercado, comunicação, canal de contato e a distribuição da mensagem. Malga vem com tudo isso dentro do pacote. Queríamos evoluir todos esses pontos. Todos da empresa viram valor na mudança e entraram em campo para fazer a virada da marca acontecer”, conta o CEO.  Sobre as mudanças visuais, Bianca Feijó detalha ainda que a ideia do símbolo de Malga vem dos valores principais da startup: modularidade, simplicidade e comunidade (que tem a ver com adaptabilidade a cada tamanho ou modelo de negócio digital). Em relação ao logotipo, ele evoca geometria, assertividade e simplicidade. A paleta de cores é neutra e harmônica, com três cores principais que traduzem autenticidade de Malga. As ilustrações são orgânicas e trazem os atributos de humanização, diversidade e conexões. “Para manter a marca consistente, focamos nossa expressão em fotografias que expressam movimento, troca entre pessoas, representação plural de comunidades e conexão de pessoas. Tudo isso junto, forma a maior representação visual da nossa marca”, finaliza Bianca Feijó, Head de Marketing. Brisanet

A Brisanet, operadora móvel brasileira e sediada no Ceará, lançou sua nova identidade visual. Com o slogan “O futuro ao seu alcance”, a já tradicional jangada do ícone da marca foi revisitada passando a representar a transmissão de dados, propagação de informações e compartilhamento de bons momentos.


A representação simbólica que antes navegava, agora voa: a gestalt do logotipo representa a propagação de informação, ideias e criatividade, fazendo uma referência direta aos ícones de conectividade, wi-fi e transmissão de dados móveis. A nova marca foi desenvolvida pelo time de marketing da Brisanet, agências de publicidade, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em branding. O projeto levou um ano para ser concluído.

Na prática, as curvas do ícone ficaram mais arredondadas e seus traços mais orgânicos, representando as ondas de conexão. Agora tem uma nova tipografia, com uma fonte sem serifa, completamente em caixa baixa, como um reforço da acessibilidade e proximidade com quem a empresa se comunica. As cores passaram por uma adequação de tom e se tornaram mais vibrantes e quentes. O laranja tomou conta do protagonismo, fazendo referência a beleza que é ver o pôr do sol de cima da serra de Pereiro (cidade sede da empresa) e que é igualmente belo em todos os mais diversos cantos do Nordeste.

O azul agora surge como uma cor complementar e de realce. Além disso, a arquitetura de marcas também passou por uma reformulação, passando a ser monolítica, em que todos os produtos reforçam a marca mãe, a brisanet.

Goldentec

A Goldentec, marca brasileira com atuação nas áreas de tecnologia, informática, eletrodomésticos, gamer e solar, anuncia sua nova identidade visual com o conceito “Presente Em Cada Momento”. Para o COO da empresa, Olívio Mont’Alverne, o reposicionamento da marca reafirma o compromisso de fortalecer a proximidade com clientes e entregar uma comunicação mais leve, moderna e humanizada. “Somos exploradores e vivemos cada momento como se fosse um presente. Queremos que os nossos clientes nos enxerguem como uma marca próxima e parceira em cada situação, que entrega produtos com design e qualidades especiais”, explicou.

A GT, forma como a marca também se apresenta ao público, reúne diferenciais como inovação, durabilidade, credibilidade e parceria em todas as frentes. A nova tagline foi desenvolvida para representar sua essência de participar de momentos inesquecíveis na vida das pessoas. “Somos uma empresa motivada por novas descobertas. Colocamos o pé na estrada para fazer uma curadoria de produtos e serviços, das mais variadas categorias, para os momentos de valor das pessoas”, comenta Olívio.

Sobre a nova identidade visual da Goldentec, a Gerente de Marketing Sabrina Rampin explica que as cores azul, amarelo, laranja, rosa e verde agora fazem parte da nova marca. “Elas representam a capilaridade e o crescimento do nosso portfólio anunciando a chegada de novas linhas de produtos para casa, beleza, mobile e muito mais”, completa.

Leia também: Rebranding: como lidar com essa estratégia quando o público alvo não é quem paga a conta?

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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