Dotadas de um vasto potencial criativo, as ferramentas movidas por Inteligência Artificial não falham em surpreender os usuários. Mas os recursos para a criação de imagens generativas parecem ocupar um degrau superior quando o assunto é deixar os usuários boquiabertos. Afinal, basta a inserção de um simples prompt para que pessoas com conhecimentos básicos em ilustração consigam gerar imagens deslumbrantes, úteis para diferentes propósitos, inclusive profissionais.
Apoiada pelo potencial do Dall-E, da OpenAI, e do Exaone, da LG, a Shutterstock lançou o Shutterstock AI, desenvolvido para endereçar necessidades específicas da comunidade criativa. “Com a nossa nova solução de IA, queremos simplificar a utilização das novas tecnologias e facilitar a geração de imagens generativas. Um dos objetivos da nossa plataforma é ajudar a aliviar a pressão por produção de conteúdo sobre os profissionais criativos”, afirma Mauro Guedes, Gerente Geral da Shutterstock Latam, durante bate-papo no CMO Summit.
Os primeiros passos Shutterstock rumo ao lançamento da própria ferramentas de IA foram dados após pesquisas e estudos complexos sobre o tema. “Descobrimos que mais de 60% da comunidade criativa está interessada em saber mais sobre esse tipo de solução, conteúdos generativos, e mais da metade dos criativos já utilizam de alguma forma esse tipo de conteúdo. Entendendo essa demanda, começamos a nos preparar para esse momento do mercado”, prossegue.
Outro fator contribuinte para o lançamento do Shutterstock AI foi a experiência prévia da empresa com outros tipos de ferramentas de Inteligência Artificial. “Trabalhar com imagens preditivas não é algo novo na Shutterstock. Buscamos entender audiências específicas e indicar qual conteúdo terá mais sucesso em engajar essa audiência. Por exemplo, se uma empresa, do setor de beleza, quer desenvolver uma campanha com o objetivo de impactar mulheres na faixa dos 30 aos 35 anos, de beleza, nossa ferramenta trará sugestões de conteúdo que garantirão um engajamento maior”, explica o Gerente.
Para Guedes, no entanto, o principal diferencial do Shutterstock AI não está na simplicidade oferecida para a criação de imagens, mas sim, no código de segurança seguido pela plataforma, pautado por conceitos éticos. “Valorizamos os artistas que criaram os conteúdos originais que alimentam a nossa plataforma. Por isso, pedimos o consentimento deles para que a nossa máquina pudesse aprender através do conteúdo que eles criaram. No fim, remuneramos os artistas que participaram desse processo. Isso permite o licenciamento do conteúdo, garantindo que os usuários possam utilizá-lo de forma segura”, finaliza.
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