A geração Z chegou ao mercado de trabalho trazendo seu olhar mais antenado ao digital e um comportamento mais ágil e prático em relação às tarefas do dia a dia. Para a rotina das agências isso pode ser muito bom, mas os jovens de 19 a 25 anos ocupam apenas 3,81% dos postos de trabalho em Marketing. A dominância ainda é pela geração Y - 40,25% dos profissionais possuem de 26 a 45 anos e 24,15% de 26 a 35 anos, segundo o Marketing Landscape 2023, feito pelo Mundo do Marketing.
Já de 46 a 55 anos somam 18,22% e 56 a 65% com 11,44%. Os idosos acima de 65 anos são apenas 2,12%. Em relação aos salários, 27,12% ganham entre quatro e sete salários mínimos. Outros 21,19% ganham oito e 11 salários mínimos. Aqueles que ganham até três salários mínimos somam 13,56% e os que ganham acima de 19 salários mínimos são 12,71%. Dos entrevistados na pesquisa, 28,81% são gerentes, 18,64% presidente/ceo/sócio e 16,95% diretor. Coordenador somam 13,98% e analista 8,05%.
O gerenciamento do time e das atividades ainda não está totalmente estruturado. 32,2% utilizam ferramentas gratuitas de gerenciamento de time, 31,78% usam apenas para reuniões ou e-mails, 28,39% utilizam planilhas próprias de gerenciamento e 27,54% utilizam ferramenta paga de gerenciamento de time.
O estudo também levantou a aplicação de Growth e Data Driven com resultados semelhantes ao da gestão ágil. “Se tem uma área dentro das empresas que mais se transformou nos últimos anos, essa foi o Marketing, pois foi impactada de todas as formas possível, com o avanço da tecnologia, do comportamento do consumidor e da gestão. Vemos muitas empresas se movimentando para se manterem e avançarem no mercado”, analisa Bruno Mello.
O Marketing Landscape 2023 traz ainda um Retrato do Perfil do Profissional de Marketing e suas perspectivas de carreira, mostra como está a Cultura de Marketing no Brasil, detalha a Estrutura de Marketing no Brasil, as divisões de Verbas de Marketing e de Marketing Digital. Baixe agora o material.
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