O Dia das Mães se aproxima e, mais uma vez, os varejistas se movimentam para encher as vitrines virtuais com itens para celebrar a data. Os esforços no campo digital vêm dando certo: nos últimos anos, as vendas online de presentes para o Dia das Mães têm crescido constantemente, e segundo a Nuvemshop, em 2022, a data gerou um faturamento de R$ 142 milhões no comércio eletrônico, um aumento de 6,8% em comparação a 2021.
E o que querem as mamães? Depende. Comumente, a procura por itens de beleza, moda, acessórios e tecnologia aumenta significativamente nessa época, bem como itens de decoração para a casa e presentes personalizados. No entanto, os produtos sustentáveis e ecologicamente corretos são uma importante tendência em 2023.
Diante de tantas vontades e opções, os marketplaces precisam se preparar para atender à demanda e aumentar as vendas. André Macedo, CEO da RediRedi, deu quatro dicas para os varejistas que desejam extrair o máximo da data:
Faça uma seleção de produtos
Cabe, aqui, o bom e velho exercício de tomar emprestado os sapatos do outro. Nesse sentido, o primeiro passo é ter em mente o que poderia ser interessante para as mães - uma reflexão que pode ser auxiliada pela análise de dados históricos e tendências - e, adicionalmente, que a maior parte das pessoas que selecionam os presentes são maridos/parceiros ou filhos. A análise desses critérios possibilita a montagem de uma seleção de produtos individuais ou kits com maior potencial para serem comprados como presente para as mães.
Ofereça promoções especiais
Após selecionar os itens de destaque, é necessário torná-los mais irresistíveis com promoções pensadas exclusivas para a data. Para a ocasião, muitas práticas promocionais podem ser utilizadas, como descontos em produtos selecionados, frete grátis ou brindes com a compra. Naturalmente, é preciso comunicar esses diferenciais ao cliente. Por isso, é essencial que toda e qualquer promoção ocupe um lugar de destaque nas páginas de produtos e na página inicial do marketplace.
Revise os anúncios
Seguindo o fio da necessidade de estabelecer uma comunicação clara com os clientes, outro aspecto fundamental é a revisão completa dos anúncios para garantir que as fotos estejam com alta qualidade, as categorizações estejam corretas e para que haja um descritivo completo do produto de modo a não gerar dúvidas durante o processo de compra.
Disponibilize seu produto em diversos canais
Compradores tendem a ter preferência por alguns marketplaces quando buscam por algum produto. Essa escolha acontece por uma série de critérios como benefícios, confiança ou estilo de produtos, por exemplo. Portanto, para garantir que a loja tenha mais chance de vender, os produtos devem ser disponibilizados em diversos canais de venda.
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