Com uma trajetória que começou na sala de aula, Analigia Martins transformou sua paixão pela educação em uma carreira de destaque no marketing. Formada em Publicidade e Propaganda, ela iniciou sua vida profissional como professora de inglês durante a graduação, experiência que a sensibilizou para os desafios enfrentados por quem busca aprender um novo idioma. Essa vivência moldou sua visão de que o aprendizado deve ser leve e divertido, princípio que ela carrega até hoje em sua atuação profissional.
Após cursar uma extensão em Administração e Liderança em Harvard, Analigia recebeu propostas para atuar em empresas nos Estados Unidos e atuou na área de educação executiva, na Informa Group. De volta ao Brasil, assumiu como diretora de Marketing na IQPC. “Eu queria, de alguma forma, contribuir com meu país. Ainda não sabia como e onde a carreira me levaria, mas era certo que queria estar no Brasil e fazer algo que impactasse a vida das pessoas para melhor”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.
Em 2010, ingressou na EnglishTown (atualmente EF English Live), onde liderou o Marketing para a América Latina por uma década. Nesse período, enfrentou o desafio de introduzir o ensino de inglês online em um mercado ainda pouco familiarizado com esse formato, contribuindo para consolidar a marca como uma das líderes do setor no país.
Em 2020, Analigia assumiu a liderança de Marketing do Duolingo no Brasil, com a missão de expandir a presença da plataforma no país. Com uma abordagem inovadora e foco em conteúdo orgânico, ela contribuiu para o crescimento do aplicativo, que passou de 30 milhões para 50 milhões de downloads no Brasil. “A estratégia envolveu a adaptação da marca à cultura brasileira, utilizando humor e tendências das redes sociais para engajar os usuários. Apesar de ser educação no digital, como a EnglishTown, é feita de uma maneira diferente, gamificada e divertida”, explicou.

Desafios e superações
Ao longo de sua carreira, Analigia enfrentou desafios significativos, especialmente ao transitar entre diferentes áreas do Marketing. Na English Town, teve que se adaptar rapidamente ao Marketing digital, ainda emergente no Brasil, aprendendo na prática e liderando uma equipe pequena, mas eficiente. No Duolingo, o desafio foi diferente: com um orçamento limitado e sem foco em Marketing de performance ou TV, ela precisou encontrar maneiras criativas de impulsionar a marca no país.
Com paciência, humildade e disposição para aprender, Analigia desenvolveu estratégias que se mostraram eficazes, como a adoção de uma abordagem "social first" e o uso de humor nas campanhas. “Aquela missão que eu buscava quando saí dos Estados Unidos para contribuir com meu país eu vejo claramente no Duolingo, que é levar ensino de idiomas de maneira acessível. O ensino de idiomas muda vidas. Se eu não tivesse estudado, não teria alcançado lugares e posições que alcancei. Eu e o Duolingo temos a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação”, afirma.
Um dos momentos mais marcantes de sua gestão foi a decisão de "matar" o mascote Duo, uma mudança significativa na identidade visual da marca no aplicativo. A decisão, tomada de forma orquestrada globalmente, visava brincar com a mudança e aproximar ainda mais o mascote do público, que já o via como uma figura próxima e familiar.
Apesar dos riscos envolvidos, a mudança foi bem recebida e contribuiu para fortalecer a conexão emocional dos usuários com a marca. “Tirando o Japão, que não quis brincar com o conceito de morte, todos os países entraram na dinâmica e colocamos a cara e o tom do brasileiro nessa ação, como a partilha dos bens no dia seguinte. Cada etapa foi construindo um storytelling que, para nós, acabou sendo concluída junto com a campanha em parceria com o Méqui. Falamos da volta do Duo e do McFish e foi a ocasião perfeita”, afirmou a CMO.

Criatividade como motor
Sob a liderança de Analigia, o Duolingo Brasil se destacou por campanhas criativas e engajadoras, que utilizaram o humor e a cultura local para se conectar com o público. A estratégia "social first" levou o mascote Duo a se tornar um verdadeiro influenciador digital, participando de eventos e interagindo com os usuários nas redes sociais de forma autêntica e divertida.
“Temos bastante liberdade regional, cada país pode adaptar a comunicação, então conseguimos fazer do nosso jeito. Cada ação é mais viral que outra e tudo isso com orçamento limitado, mas que nos permite ser ainda mais inovadores. A verba limitada é a mãe da criatividade. Quando você tem menos em uma área, você tem que sobrar em outra – e é isso que fazemos. Somos autênticos e temos um time de interação que brilha muito, nosso ‘reactive Marketing’ é onde fazemos mais sucesso”, afirmou.
Na cadeira de CMO, Analigia afirma que seu maior desafio é continuar inovando e reinventando estratégias que coloquem o Duolingo como algo ainda mais próximo das pessoas. “Estamos sempre pensando: como podemos superar a última ação? Esse é o momento desafiador, de manter o tom e a inovação, mantendo o diálogo com público”, contou.
A centralidade no consumidor é perseguida e a empresa busca atender às demandas. “Lançamos idiomas que eram pedidos há pelo menos cinco anos – mandarim, coreano e japonês. Tem que pedir nas redes sociais, monitoramos tudo por lá e ficamos de olho no comportamento do usuário. Não sei quando vem novo idioma, o que posso contar é que esse ano vem mais novidade na plataforma, em Marketing”, pontuou.

Participação no CMO Summit
Em 2024, Analigia Martins participou do CMO Summit, onde compartilhou insights sobre a estratégia de Marketing do Duolingo e os gatilhos virais utilizados nas redes sociais. Em 2025, ela promete falar mais dos bastidores, de como a marca pode se conectar com sua audiência e de como fazer publicidade de uma forma que cative o público. “Minha expectativa é reforçar meu netwoking, vai que sai uma nova parceria para o Duolingo a partir de lá?”.
Sua participação no CMO Summit reforça seu compromisso em utilizar sua experiência para influenciar positivamente outras pessoas e profissionais da área de Marketing. “É preciso entender a marca para qual trabalhamos e ouvir a audiência para tomar boas decisões. Cada marca é uma marca, cada profissional é um. Ouvir pessoas é fundamental para ser bem-sucedido e desenvolver estratégias de sucesso”, concluiu.
Esteja com Analigia Martins no Duolingo. Inscreva-se já no CMO Summit.

COMPARTILHAR ESSE POST