Desde muito pequenos, aprendemos com nossos pais a celebrar datas comemorativas. Quem de nós não tem lembranças dos primeiros aniversários, não é mesmo? Até hoje, sentimos nostalgia quando nos lembramos de datas como Dia das Crianças, Páscoa e Natal, e isso não é à toa: essas são apenas algumas das festividades que, de tão especiais, ficaram guardadas em nossa memória afetiva. Exatamente por isso, essas ocasiões sazonais são muito importantes para uma estratégia de vendas.
Todas as manhãs, negócios dos mais diferentes portes e segmentos iniciam o dia com uma preocupação em comum: “como vender mais e melhor?”. Afinal, esta é a premissa básica para qualquer empreendimento, e o time comercial é a equipe que mais sente o peso disso. Para se ter uma ideia, de acordo com 69% dos vendedores brasileiros, 2023 está sendo um ano desafiador, segundo um estudo conduzido pela Salesforce.
A pesquisa revela ainda que as expectativas dos profissionais estão baixas: menos de 30% dos participantes esperam que suas equipes de vendas consigam alcançar as metas estabelecidas para este ano.
Como já sabemos, momentos sensíveis exigem estratégias assertivas, e é aqui que entram em cena as datas comemorativas. Um artigo recente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também chama a atenção para a importância de “elaborar um calendário para se preparar e calibrar ofertas com antecedência, dentro das características de cada época”.
Cada dia mais, datas como a Black Friday - considerado o maior evento de consumo do planeta - atraem a atenção dos consumidores, o que aumenta as possibilidades de sucesso também para as empresas do Brasil. Em 2022, o faturamento total da Black Friday foi de R$ 6,1 bilhões. Já o Dia do Consumidor, por exemplo, gerou uma receita de R$ 722 milhões, segundo balanço realizado pela Neotrust, divulgado pelo portal E-Commerce Brasil.
Nesse contexto, o Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, é um grande exemplo de como uma boa estratégia de vendas tem ganhado cada vez mais a aderência dos consumidores brasileiros. A data foi criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego a fim de incentivar o consumo em um mês de baixa para o varejo e, hoje, integra a Semana do Brasil - semana do feriado de 7 de setembro (Independência do Brasil), logo antes do Dia do Cliente.
Em 2022, por exemplo, cerca a data comemorativa movimento cerca de R$ 5,8 bilhões durante no e-commerce, dados de um relatório da empresa de tecnologia para marketing AlliN. Este ano, apenas as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) digitais faturaram R$ 72,5 milhões do dia 10 a 16 de setembro, segundo uma análise realizada pela Nuvemshop - um crescimento de 21,5%.
Destaco a seguir algumas datas que podem - e devem - integrar um calendário de sucesso:
Janeiro
1 - Ano Novo
Fevereiro
14 - Valentine's Day
15 - Dia do Consumidor
21 - Carnaval
Março
8 - Dia da Mulher
25 - Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+
Abril
7 - Dia Mundial da Saúde
9 - Páscoa
Maio
14 - Dia das Mães
25 - Dia do Orgulho Nerd
28 - Dia Mundial do Hambúrguer
Junho
12 - Dia dos Namorados
28 - Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Julho
15 - Dia do Homem
Agosto
13 - Dia dos Pais
Setembro
5 - Dia dos Irmãos
15 - Dia do Cliente
Outubro
12 - Dia das Crianças
31 - Halloween
Novembro
20 - Dia da Consciência Negra
24 - Black Friday
28 - Cyber Monday
Dezembro
25 - Natal
Ferramentas e estratégias são essenciais
Agora que já vimos o quanto é importante estar atento para as datas comemorativas e que conferimos as principais datas sazonais do país, vale destacar que a adoção de algumas estratégias pode ser um fator determinante para trabalhar o tema com sucesso.
A seguir, listo seis dicas:
1 - Novidades e tendências - no cenário atual de negócios, é essencial estar atento ao comportamento do consumidor, pois ele influencia diretamente nas estratégias de marketing e vendas. Saiba o que o seu cliente gosta e trabalhe em conteúdos e experiências personalizados; 2 - Mapeamento - Verifique quais são as datas comemorativas mais importantes para o seu negócio. Utilizar o calendário presente neste artigo é um bom começo, mas vá além e mapeie as datas sazonais que são mais importantes para o seu público-alvo; 3 - Identidade Visual - Este é um elemento fundamental não apenas para as lojas físicas, como também para as digitais. O seu comércio, seja ele tradicional ou eletrônico, deve investir nesse elemento em cada data a fim de atrair e conquistar a atenção dos clientes; 4 - Estoques - Não há nada mais frustrante para o consumidor do que receber a informação de que o produto desejado não poderá ser entregue por falta de estoque. Por isso, estude cuidadosamente a expectativa de vendas para cada data com antecedência; 5 - Atendimento - Um atendimento de qualidade é essencial para garantir que o cliente seja tratado com a atenção e celeridade que merece, tendo suas dúvidas sanadas e eventuais problemas resolvidos. Aliás, é preciso treinar o seu time também para a pós-venda; 6 - Retenção - Mais do que atrair os consumidores e fechar vendas em datas comemorativas, é preciso garantir que os novos clientes continuarão fiéis ao seu negócio em um ambiente de alta competitividade. Assim, invista em planejamento.
Como vimos ao longo do artigo de hoje, as datas comemorativas são importantes para as empresas brasileiras de diversos portes e setores e, se forem exploradas de forma assertiva, podem render ótimos resultados.
Então não perca tempo! Invista nas datas sazonais, siga as instruções listadas nesse texto e eleve as estratégias de vendas da sua empresa a outro patamar. O seu negócio agradece!
*Anderson Passos é diretor-executivo da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil). Formado em Comunicação Social na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), com MBA em Marketing com módulo internacional na FGV-Campinas (Fundação Getúlio Vargas) e Babson College em Boston (EUA) e mestrado em Semiótica e Rituais de Consumo em Marketing na USP (Universidade de São Paulo). Possui 19 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing Institucional, Relacionamento com a Imprensa, Eventos, SAC e Assistência Técnica, com atuação em empresas de grande porte multinacionais e nacionais além de expertise em Gestão e Branding, M&A (Fusões e Aquisições) e Relações Públicas, entre outras, e já trabalhou em empresas como Dexco, Sylvamo, Grupc, Baumgart e Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, onde atuou como gerente de Marketing e Relacionamento.
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