Você certamente já usou um código de resposta rápida (quick response codes, em inglês, ou o mais conhecido QR Code). Se ainda não, você faz parte de um grupo muito pequeno que ainda não se rendeu à tecnologia, seja para uma transação bancária ou acessar uma página. Desde sua invenção em 1994 pela companhia japonesa Denso Wave, a ferramenta passou por evoluções que permitem que ele esteja em toda parte – seja na TV, nas embalagens, nos boletos, nos aplicativos ou nas vitrines.
O comportamento comum de apontar o celular para o código vem abrindo portas para as empresas oferecerem mais experiência e comodidade na hora de fazerem uma compra, pesquisarem um produto ou acessarem um serviço. Apesar de tantas possibilidades, as transações financeiras são o principal motivo para o brasileiro usar códigos QR, de acordo com a Pesquisa QR Code 2022 – CMI, realizada para o setor de Inteligência de Mercado da Globo.
Pensando em mudar essa realidade a Realitees, criou uma novidade que busca tornar o QR Code mais atrativo. A empresa oferece soluções exclusivas de design de QR code e realidade aumentada, que transforma os códigos em obras de arte digitais. Fundada por Patrick Osinski, os desenhos cativantes e personalizados atraem a atenção dos clientes e os incentivam a interagir com as marcas.
Para Patrick Osinski, CEO da Realitee, essa é uma nova revolução que abre portas para uma nova era no Marketing, sendo possível oferecer uma experiência imersiva e interativa ao cliente e aumentar o engajamento e exposição da marca. De acordo com a empresa, as animações 3D saem do QR code, capturando a imaginação e gerando mais de 25% mais engajamento e mais de 200% de exposição da marca ao cliente.
Possibilidades no on e offline
Como usar o QR Code e chamar atenção em meio a muitos? A ON Optimum Nutrition, usou o Cauã Reymond como espaço de mídia. A provocação que a marca fez para o renomado ator foi ter que “tatuar” um QR code, que traz informações sobre os benefícios dos suplementos alimentares.
Ao aparecer tatuado, em suas redes sociais, o “burburinho” começou. Mas, afinal, qual o significado desse QR Code? A ideia é que, ao escanear os códigos das tatuagens, que aparecerão nas redes sociais do ator e da ON, apareçam vídeos explicativos sobre os exercícios, grupos musculares e suplementação. Com conteúdo desenvolvido pelo renomado nutricionista Daniel Coimbra e pelo treinador Norton Mello, o objetivo era trazer mais conhecimento para o público que busca não apenas resultados na academia, mas, principalmente, um estilo de vida mais saudável.
“Por meio desta campanha, queremos desmistificar o pensamento comum de que os suplementos alimentares são somente para atletas profissionais ou bodybuilders. Nossos produtos são pensados e podem ser usados para diversos públicos e objetivos”, contou Natália José, Diretora de Marketing da Glanbia Performance Nutrition.
Tecnologia aliada às vendas e audiência - Outra marca que usou o QR Code foi a Rexona que criou uma promoção conectada ao Big Brother Brasil 24 em que os consumidores puderam adquirir, por meio do código, três desodorantes da marca pelo preço de dois, além de frete grátis. A ação promocional aconteceu em parceria com o IFood e tinha os descontos aplicados direto no carrinho de compras virtual do IFood. Leia também: QR Code agrada a 64% dos consumidores na hora de pagar as compras online
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