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Publicidade digital e influenciadores: alto crescimento na América Latina indica oportunidades

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

16 de fev. de 2023

CATEGORIA

Criatividade

A exclusão digital está diminuindo na América Latina a cada dia. À medida que mais usuários se conectam por meio de smartphones ou dispositivos portáteis, as marcas buscam constantemente novas maneiras de se envolver com eles e conquistar sua lealdade em um mar de produtos e serviços concorrentes. Para atingir esses novos grupos com criatividade e autenticidade, os influenciadores se tornaram parte indispensável de muitas estratégias de Marketing e são cada vez mais utilizados ​​em campanhas de todos os tipos para dar um toque pessoal a uma transação comercial. A publicidade digital na América Latina cresceu aproximadamente quatro vezes entre 2020 e 2022, passando de 7,92 bilhões para 34,7 bilhões, segundo dados do estudo The Largest Influencer Study in Latin America in 2023 - Influencity. O investimento total é pouco mais de um terço do que foi investido na Europa (89,4 bilhões) e oito vezes menor do que foi investido nos Estados Unidos (283 bilhões). A maior parte desse investimento veio do Brasil (34% do investimento total), seguido da Colômbia (21%) e do México (16%).  A população brasileira também teve um crescimento significativo, passando de 642,8 milhões em 2020 para 646,1 milhões. Das 646,1 milhões de pessoas registradas em 2023, 207,6 milhões são usuários do Instagram. Isso significa que 32% da população total usa esse aplicativo para se conectar, compartilhar fotos e fazer pesquisas. Em 2020, esse percentual foi significativamente menor (26,2%).Crescimento escalonadoEm 2023, havia 18,9 milhões de influenciadores do Instagram na América Latina. Isso significa que os influenciadores representam 9% de todos os usuários do Instagram na região e 3% da população total. Embora a América Latina possa ser considerada um mercado promissor, a realidade é que a “densidade de influenciadores” da região – a porcentagem de influenciadores na população total – é igual à dos Estados Unidos. Os influenciadores representam 3% da população nos Estados Unidos e na América Latina. Este fato é ainda mais impressionante quando comparado com os resultados do outro lado do Atlântico – a densidade de influenciadores registrada no estudo europeu de 2023 da Influencity foi de apenas 1,6%. A distribuição demográfica da região permaneceu estável quando comparada ao estudo de 2020, com 62,3% de influenciadores femininos e 37,7% de influenciadores masculinos. A contribuição do Brasil para o mercado de influenciadores da América Latina não pode ser exagerada. Os influenciadores brasileiros compõem a maioria de todas as categorias. Isso talvez não seja surpresa, já que o Brasil tem a maior população de todos os países deste estudo e tem o maior investimento em publicidade digital (34% do total da região).Alta contagem de influenciadores, baixo investimentoApesar desse aumento gigantesco de investimento, a América Latina ainda fica atrás das outras regiões estudadas. Para ilustrar, basta comparar o investimento dos países latino-americanos (34,7 bilhões) com o dos Estados Unidos (283 bilhões). Esse enorme investimento dos Estados Unidos, no entanto,  não se traduziu em uma proporção maior de influenciadores na população em geral. Na verdade, a “densidade de influenciadores” nos EUA – a porcentagem de influenciadores na população total – é de 3,1%. Na América Latina, esse percentual é de 2,9%, sendo que, há dois anos apenas 1,9% da população local poderia ser considerada influenciadora. Existem duas explicações possíveis para esse crescimento dramático: a transformação digital e o aumento de usuários do Instagram. À medida que as lojas se movem online, os consumidores estão recorrendo a outros meios para obter uma ideia da aparência de um produto que estão prestes a comprar. Os influenciadores podem ajudar a colocar produtos e serviços em contexto, e os usuários do Instagram com seguidores leais podem ter visto uma oportunidade de entrar na economia do criador. Em segundo lugar, mais pessoas estão se inscrevendo e se conectando. Estima-se que aproximadamente 70% da população LATAM tem um smartphone. A figura abrange tanto os usuários da Geração Z que estão adquirindo seus primeiros telefones quanto os adultos que podem estar se conectando por meio de um smartphone pela primeira vez na vida. De qualquer forma, mais pessoas conectadas significam mais oportunidades de vendas , e setores de jogos a hospitalidade e tudo mais estão ansiosos para entrar neste novo mercado. Leia também: Como capturar a atenção dos consumidores usando o Marketing de influência

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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