Criado com o objetivo de dar protagonismo a profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais brasileiros, o projeto “Re_Modelar”, da WMcCann, acaba de anunciar um marco importante: mais de 2 mil fotos produzidas por artistas negros estão disponíveis na plataforma da Shutterstock.
Neste ano, o projeto chegou a sua segunda edição com uma mentoria internacional realizada pelo americano Steven Russell, estrategista de diversidade da Shutterstock, a partir da parceria com o programa global The Create Fund. Atualmente, o projeto soma 15 artistas das mais diversas regiões brasileiras que já passaram pela mentoria e são remunerados pela plataforma por seus trabalhos.
A iniciativa surgiu em 2022, durante uma mentoria para mulheres negras na WMcCann, idealizada pela diretora de arte Bia Lopes Maria, para inspirar criativos a produzirem materiais que colaborem para uma cultura mais inclusiva, ampliando a oferta de conteúdos diversos para marcas e agências.
O programa de mentoria compartilha boas práticas de fotografia comercial, educação sobre plataformas criativas e espaço para trocas. A ideia é dar os recursos necessários para que os profissionais consigam atuar, colaborando por uma cultura mais inclusiva.
Segundo Matheus Monte, supervisor de projetos e líder da iniciativa na WMcCann, a soma de 2 mil fotos no Re_Modelar não é apenas um número, mas uma conquista coletiva que demonstra o poder de representatividade na prática.
Para Bia Lopes Maria, idealizadora do projeto, cada foto é uma expressão única de identidade e vivência que quebra estereótipos e valoriza a pluralidade do nosso país. A diretora se declarou muito feliz em ver o alcance da iniciativa, mas adianta que ainda há muito a ser feito.
Leia também: 5 exemplos de inclusão e representatividade no Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST