MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

5 exemplos de inclusão e representatividade no Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Cerca de 8% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, conforme apontam números levantados pela Organização Mundial da Saúde. A porcentagem agrupa um significativo grupo de consumo, esquecido pelas marcas em campanhas publicitárias: em 2023, a representatividade de pessoas com deficiência nos comerciais brasileiros não ultrapassou 0,12%.

O dado, divulgado na pesquisa TODXS, da agência Head, reforça uma urgência que deve motivar a criação de ações publicitárias mais inclusivas. Na avaliação de Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, no universo da publicidade, cada imagem, frase e contexto ganham repercussão para o público. Neste contexto, as marcas têm o poder – e o dever – de moldar percepções, influenciar comportamentos e refletir os valores da sociedade.

Pensando nisso, Ronaldo separou campanhas produzidas por grandes marcas, com o objetivo de garantir mais inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Canal de atendimento em Libras – Magazine Luiza

A Magalu criou um canal de atendimento pós-venda exclusivo na Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta permite que deficientes auditivos possam escolher formas de atendimento mais confortáveis, garantindo uma troca de informações eficaz, e agregando valor à sua experiência.

Canal de atendimento em Libras – Magazine Luiza

QR Code acessível – Colorado

A cervejaria Colorado implementou QR codes nos rótulos de seus produtos, que abrem uma janela no celular com a tradução do conteúdo em Libras. Nas embalagens das cervejas, a empresa disponibiliza rótulos em Braile.

QR Code acessível – Colorado

Recursos acessíveis para filmes – PingPlay

A empresa é uma plataforma de filmes 100% acessíveis, que possui os recursos de acessibilidade à escolha do usuário, entre Libras, audiodescrição e legendas, inclusive nos trailers.

Recursos acessíveis para filmes – PingPlay

Campanha “Sinais” – Lacta

Em 2021, para apresentar a linha Lacta Intense Nuts a marca lançou o filme "Sinais", protagonizado por um casal que se conheceu em uma festa em que a maioria dos presentes se comunicava em Libras, retratando a conexão mesmo com a barreira da comunicação.


"Mania de Você, Mania de Reserva" – Reserva

Para o Dia dos Namorados, a Reserva lançou a campanha "Mania de Você, Mania de Reserva" que apresenta uma releitura da clássica canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada em Libras. Além de incentivar o aprendizado da Língua de Sinais e reforçar a importância da comunicação inclusiva, a produção ainda é protagonizada por casais de personalidades surdas.


Leia também: Como as marcas podem transformar o Brasil em uma referência em diversidade e inclusão?

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme