MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

5 exemplos de inclusão e representatividade no Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Cerca de 8% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, conforme apontam números levantados pela Organização Mundial da Saúde. A porcentagem agrupa um significativo grupo de consumo, esquecido pelas marcas em campanhas publicitárias: em 2023, a representatividade de pessoas com deficiência nos comerciais brasileiros não ultrapassou 0,12%.

O dado, divulgado na pesquisa TODXS, da agência Head, reforça uma urgência que deve motivar a criação de ações publicitárias mais inclusivas. Na avaliação de Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, no universo da publicidade, cada imagem, frase e contexto ganham repercussão para o público. Neste contexto, as marcas têm o poder – e o dever – de moldar percepções, influenciar comportamentos e refletir os valores da sociedade.

Pensando nisso, Ronaldo separou campanhas produzidas por grandes marcas, com o objetivo de garantir mais inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Canal de atendimento em Libras – Magazine Luiza

A Magalu criou um canal de atendimento pós-venda exclusivo na Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta permite que deficientes auditivos possam escolher formas de atendimento mais confortáveis, garantindo uma troca de informações eficaz, e agregando valor à sua experiência.

Canal de atendimento em Libras – Magazine Luiza

QR Code acessível – Colorado

A cervejaria Colorado implementou QR codes nos rótulos de seus produtos, que abrem uma janela no celular com a tradução do conteúdo em Libras. Nas embalagens das cervejas, a empresa disponibiliza rótulos em Braile.

QR Code acessível – Colorado

Recursos acessíveis para filmes – PingPlay

A empresa é uma plataforma de filmes 100% acessíveis, que possui os recursos de acessibilidade à escolha do usuário, entre Libras, audiodescrição e legendas, inclusive nos trailers.

Recursos acessíveis para filmes – PingPlay

Campanha “Sinais” – Lacta

Em 2021, para apresentar a linha Lacta Intense Nuts a marca lançou o filme "Sinais", protagonizado por um casal que se conheceu em uma festa em que a maioria dos presentes se comunicava em Libras, retratando a conexão mesmo com a barreira da comunicação.


"Mania de Você, Mania de Reserva" – Reserva

Para o Dia dos Namorados, a Reserva lançou a campanha "Mania de Você, Mania de Reserva" que apresenta uma releitura da clássica canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada em Libras. Além de incentivar o aprendizado da Língua de Sinais e reforçar a importância da comunicação inclusiva, a produção ainda é protagonizada por casais de personalidades surdas.


Leia também: Como as marcas podem transformar o Brasil em uma referência em diversidade e inclusão?

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme