Cerca de 8% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, conforme apontam números levantados pela Organização Mundial da Saúde. A porcentagem agrupa um significativo grupo de consumo, esquecido pelas marcas em campanhas publicitárias: em 2023, a representatividade de pessoas com deficiência nos comerciais brasileiros não ultrapassou 0,12%.
O dado, divulgado na pesquisa TODXS, da agência Head, reforça uma urgência que deve motivar a criação de ações publicitárias mais inclusivas. Na avaliação de Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, no universo da publicidade, cada imagem, frase e contexto ganham repercussão para o público. Neste contexto, as marcas têm o poder – e o dever – de moldar percepções, influenciar comportamentos e refletir os valores da sociedade.
Pensando nisso, Ronaldo separou campanhas produzidas por grandes marcas, com o objetivo de garantir mais inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Canal de atendimento em Libras – Magazine Luiza
A Magalu criou um canal de atendimento pós-venda exclusivo na Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta permite que deficientes auditivos possam escolher formas de atendimento mais confortáveis, garantindo uma troca de informações eficaz, e agregando valor à sua experiência.
QR Code acessível – Colorado
A cervejaria Colorado implementou QR codes nos rótulos de seus produtos, que abrem uma janela no celular com a tradução do conteúdo em Libras. Nas embalagens das cervejas, a empresa disponibiliza rótulos em Braile.
Recursos acessíveis para filmes – PingPlay
A empresa é uma plataforma de filmes 100% acessíveis, que possui os recursos de acessibilidade à escolha do usuário, entre Libras, audiodescrição e legendas, inclusive nos trailers.
Campanha “Sinais” – Lacta
Em 2021, para apresentar a linha Lacta Intense Nuts a marca lançou o filme "Sinais", protagonizado por um casal que se conheceu em uma festa em que a maioria dos presentes se comunicava em Libras, retratando a conexão mesmo com a barreira da comunicação.
"Mania de Você, Mania de Reserva" – Reserva
Para o Dia dos Namorados, a Reserva lançou a campanha "Mania de Você, Mania de Reserva" que apresenta uma releitura da clássica canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada em Libras. Além de incentivar o aprendizado da Língua de Sinais e reforçar a importância da comunicação inclusiva, a produção ainda é protagonizada por casais de personalidades surdas.
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