Processos de concorrência custam R$ 160 mil para agências e marcas no Brasil Bruno Mello 10 de outubro de 2023

Processos de concorrência custam R$ 160 mil para agências e marcas no Brasil

         

Estudo realizado pela B.done identifica que anunciantes desembolsam em média R$ 31,1 mil a cada nova concorrência, enquanto cada agência participante investe R$ 32,4 mil

Processos de concorrência custam 160 mil reais para agências e marcas no Brasil
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O custo médio de um processo de concorrência no Brasil é de R$ 160,7 mil para marcas e agências envolvidas, segundo uma pesquisa inédita de mercado realizada pela B.done. Isso porque, o levantamento identificou que as marcas nacionais gastam, em média, R$ 31,1 mil a cada nova concorrência, enquanto o custo médio desse trabalho por parte das agências é de R$ 32,4 mil. O custo médio final leva em consideração uma marca e quatro agências na disputa – número habitual do mercado.

Para chegar aos resultados, a empresa ouviu o histórico de 100 marcas e agências brasileiras que participaram de concorrências entre janeiro e agosto de 2023. Vale ressaltar que os valores apontados no estudo estão relacionados às horas de trabalho dos profissionais envolvidos no processo – desde analistas e lideranças, e com base em seus respectivos salários.

De acordo com Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, o volume financeiro atribuído às concorrências acentuam a necessidade de todos os envolvidos buscarem auxílio para um relacionamento mais assertivo possível.

“O custo elevado apontado na pesquisa mostra como a concorrência é um processo oneroso para ambas as partes. Hoje, através da própria B.done, por exemplo, o mercado já disponibiliza maneiras para tornar a seleção mais rápida e assertiva para os dois lados, gerando menos estresse não só no momento da escolha do parceiro ideal, mas principalmente durante o desenvolvimento do trabalho em conjunto”, avalia.

Número de concorrências

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Outro dado importante da pesquisa revela que cada agência participa, em média, de 12 concorrências por ano. Dessa forma, as empresas do setor destinam aproximadamente R$ 390 mil de sua receita anual para tais disputas. A própria B.done gasta, em média, 92 horas de recursos para cada concorrência intermediada. Com isso, o valor investido em cada processo é de R$ 7,5 mil. Somente em 2023, a empresa já alocou mais de R$ 461 mil na gestão direta dos processos.

Segundo a CEO da B.done, o custo exige que as agências encontrem mecanismos que permitam tornar mais estratégica a participação em concorrências. “A cada agência que fecha um contrato, pelo menos outras três ficam a ver navios. Isso significa que todo o montante investido na operação acaba indo pelo ralo. Uma boa saída para as agências pode ser a inclusão de intermediários capazes de conectar com marcas que tenham interesse em seus serviços e atributos de mercado”, explica Morandi. 

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