O ano de 2024 promete grandes mudanças dentro do cenário do Marketing cultural. Com isso, a CEO da Grapa Digital, Nicole Pappon, acredita que essas transformações serão de extrema importância dentro do mercado. Nicole explica que, para o culture Marketing será o momento de não apenas vender produtos, mas sim de criar uma profunda conexão com o cliente. Se espera que o conteúdo seja a chave de melhores resultados para o próximo ano. “O culture Marketing é a nova e mais importante tendência para 2024, as empresas que utilizarem essa estratégia terão a chave pro sucesso”.
O Marketing cultural une a relevância dos creators dentro de seus nichos, com as ações culturais da marca que validam o quanto a cultura e/ou aquele espaço são significativos. Por esse motivo, é uma das grandes forças para o próximo ano, enfatizando o comprometimento da marca com seus consumidores e adequando seus produtos à diferentes tribos sociais, ampliando o desejo de compra e ramificando a empresa no mercado, o que, consequentemente, também aumenta a cobrança e o senso de rapidez dessas corporações.
"Em 2024, as marcas que abraçarem essa abordagem do culture Marketing não apenas atenderão às necessidades do cliente em tempo real, mas também aumentarão a satisfação do cliente com seus serviços. E com isso criarão laços com seus usuários, proporcionando uma melhor experiência”, explica Nicole.
Ferramentas mais utilizadas
Outra ferramenta extremamente importante será a realidade virtual aumentada, que vai ser um grande material para quem trabalha com Marketing cultural. Com a ideia de proporcionar momentos únicos, desafiadores e inovadores dentro do mercado. De acordo com a especialista, esse instrumento pode proporcionar e criar experiências imersivas que transcendem os limites convencionais, envolvendo os consumidores de maneiras antes inimagináveis.
No cenário atual, o usuário busca um propósito para suas escolhas, e com isso a sustentabilidade e a ética ganham destaque. Pappon ressalta que, em 2024 as marcas serão desafiadas a comunicar de forma transparente seus valores em relação à responsabilidade ambiental e social, proporcionando aos consumidores uma razão para se conectar emocionalmente com suas escolhas de compra.
“As empresas precisam ter mais responsabilidade social e ambiental para atingirem um público maior e para trazer mais satisfação. O culture Marketing pode auxiliar de forma consistente as marcas para um melhor resultado respeitando o social e ambiental”, comenta Nicole
A personalização de campanhas de Marketing cultural, que estão levando em consideração a diversidade, crescem como uma prioridade estratégica. Em um mundo cada vez mais plural. Nicole julga importante que as marcas reconheçam e celebrem as nuances culturais, não apenas para encantar clientes, mas para impulsionar a satisfação.
“Abordando questões sociais relevantes, as marcas têm focado em criar campanhas únicas, junto a grupos sub-representados e refletindo a diversidade cultural para estabelecer conexões genuínas com seus usuários”, menciona a especialista. Com o foco em questões sociais, as marcas também buscam promover a igualdade de gênero, justiça social e sustentabilidade ambiental com suas campanhas, juntamente aos valores dos consumidores modernos”, explica Pappon.
Relevância em tempo real
A especialista também afirma ser importante dizer que a ascensão do conteúdo curto e autêntico responde a demanda por experiências rápidas e genuínas. "Marcas que dominam essa abordagem não apenas capturam atenção, mas também aumentam o engajamento com o cliente, que consequentemente cria uma narrativa que ressoa em um mundo onde o tempo é precioso”.
Para manter a relevância em 2024, realizar pesquisas tornou-se fundamental para entender as tendências emergentes e suas mudanças nos valores, permitindo às marcas a fazerem algumas adaptações estratégicas. Colaborar junto a influenciadores com conteúdos elaborados e líderes de opinião fortalece a autenticidade das campanhas, garantindo que as mensagens ressoem de maneira relevante para as pessoas.
Sendo bem flexíveis, as empresas podem se adaptar rapidamente às mudanças nos valores culturais e às tendências emergentes, mantendo-se na vanguarda do Marketing cultural em constante mudanças e evolução. E também proporcionando experiências imersivas e inovadoras, alcançando um público maior e aumentando a satisfação e alcance para os clientes.
Leia também: Investimento em ESG será a grande tendência para empresas em 2024
COMPARTILHAR ESSE POST