MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Previsões econômicas para o Dia das Mães 2023: brasileiro gastará mais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O brasileiro deve abrir a carteira nesse Dia das Mães. De acordo com dados levantados pela Toluna, neste ano, os consumidores pretendem gastar um valor 49% maior com presentes em comparação aos gastos na mesma ocasião em 2022.

A pesquisa identificou, também, os canais preferidos para as compras dos dias das mães. 61% dos respondentes preferem os shoppings e lojas de rua, contra 50% que pretendem comprar o presente das mães em lojas online (os números não são excludentes, e podem variar de acordo com o produto desejado).

Além disso, o levantamento apurou que a publicidade influi, e muito, na compra dos presentes para a data especial: 56% dos respondentes disseram que já presentearam as mães influenciados por propagandas e anúncios das redes sociais e 77% afirmaram que algumas propagandas do Dia das Mães os emocionam.

Abrindo a carteira

Embora pretenda gastar mais neste Dia das Mães, o brasileiro não abre mão da boa e velha pechincha. 22% dos consumidores ouvidos pela Toluna compraram seus presentes em promoções, e 21% estão aguardando um bom desconto para, só então, efetuar a compra.

A operadora TIM também incorporou o espírito das pesquisas e conduziu um estudo com a participação de mais de 440 mil clientes pré-pagos de todo Brasil. De acordo com os dados levantados pela empresa italiana, 28% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 com os presentes para as mamães, enquanto 25% desembolsarão valores entre R$ 100 e R$300. 14% responderam que darão presentes de até R$ 800, 9% investirão até R$ 1.200, e 7% de mães sortudas pretendem adquirir presentes acima da faixa de R$ 1.200.

Em meio a tantas opções de faixas de preço, um levantamento feito pela Shopee indica que os brasileiros pretendem gastar, em média R$ 200 com os presentes para a ocasião. O relatório da plataforma indica, também, que para 61% dos consumidores o preço é o fator mais importante na hora da compra - muito à frente de aspectos como facilidade de encontrar o produto (15%), adquirir o presente que a mãe realmente deseja ganhar (15%) e, por fim, encontrar um presente que surpreenda (6%).

Em um cenário com ventos de entusiasmo, a expectativa estimada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que leva em consideração os 15 dias que antecedem a data sazonal, é de 3% de crescimento comparado com 2022, totalizando R$ 6,7 bilhões de faturamento.

Os presentes

Quanto aos itens preferidos para presentear, destacam-se, na pesquisa da Toluna cosméticos e roupas, citados por 32% dos respondentes, perfumes (31%), acessórios (30%) e sapatos (17%).

O levantamento da TIM segue um caminho parecido e confirma que as mamães irão atualizar o guarda-roupa: 24% dos respondentes afirmam que comprarão peças de vestuário. Em seguida, 12% pretendem comprar itens de perfumaria, e 11% afirmaram que vão apostar nos acessórios.

Do outro lado da moeda, uma boa fatia do bolo de vendas para o Dia das Mães seja abocanhada pelo setor tecnológico. Dados coletados pela MindMiners para a Samsung indicam que 71% dos consumidores entrevistados pretendem comprar um smartphone, enquanto 53% desejam presentear as mães com uma TV. Notebooks (40%) em terceiro lugar, fones de ouvido e headphones sem fio (34%), smartwatches (34%) e tablets (32%, também gozam do gosto do público.

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme