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Previsões econômicas para o Dia das Mães 2023: brasileiro gastará mais

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O brasileiro deve abrir a carteira nesse Dia das Mães. De acordo com dados levantados pela Toluna, neste ano, os consumidores pretendem gastar um valor 49% maior com presentes em comparação aos gastos na mesma ocasião em 2022.

A pesquisa identificou, também, os canais preferidos para as compras dos dias das mães. 61% dos respondentes preferem os shoppings e lojas de rua, contra 50% que pretendem comprar o presente das mães em lojas online (os números não são excludentes, e podem variar de acordo com o produto desejado).

Além disso, o levantamento apurou que a publicidade influi, e muito, na compra dos presentes para a data especial: 56% dos respondentes disseram que já presentearam as mães influenciados por propagandas e anúncios das redes sociais e 77% afirmaram que algumas propagandas do Dia das Mães os emocionam.

Abrindo a carteira

Embora pretenda gastar mais neste Dia das Mães, o brasileiro não abre mão da boa e velha pechincha. 22% dos consumidores ouvidos pela Toluna compraram seus presentes em promoções, e 21% estão aguardando um bom desconto para, só então, efetuar a compra.

A operadora TIM também incorporou o espírito das pesquisas e conduziu um estudo com a participação de mais de 440 mil clientes pré-pagos de todo Brasil. De acordo com os dados levantados pela empresa italiana, 28% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 com os presentes para as mamães, enquanto 25% desembolsarão valores entre R$ 100 e R$300. 14% responderam que darão presentes de até R$ 800, 9% investirão até R$ 1.200, e 7% de mães sortudas pretendem adquirir presentes acima da faixa de R$ 1.200.

Em meio a tantas opções de faixas de preço, um levantamento feito pela Shopee indica que os brasileiros pretendem gastar, em média R$ 200 com os presentes para a ocasião. O relatório da plataforma indica, também, que para 61% dos consumidores o preço é o fator mais importante na hora da compra - muito à frente de aspectos como facilidade de encontrar o produto (15%), adquirir o presente que a mãe realmente deseja ganhar (15%) e, por fim, encontrar um presente que surpreenda (6%).

Em um cenário com ventos de entusiasmo, a expectativa estimada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que leva em consideração os 15 dias que antecedem a data sazonal, é de 3% de crescimento comparado com 2022, totalizando R$ 6,7 bilhões de faturamento.

Os presentes

Quanto aos itens preferidos para presentear, destacam-se, na pesquisa da Toluna cosméticos e roupas, citados por 32% dos respondentes, perfumes (31%), acessórios (30%) e sapatos (17%).

O levantamento da TIM segue um caminho parecido e confirma que as mamães irão atualizar o guarda-roupa: 24% dos respondentes afirmam que comprarão peças de vestuário. Em seguida, 12% pretendem comprar itens de perfumaria, e 11% afirmaram que vão apostar nos acessórios.

Do outro lado da moeda, uma boa fatia do bolo de vendas para o Dia das Mães seja abocanhada pelo setor tecnológico. Dados coletados pela MindMiners para a Samsung indicam que 71% dos consumidores entrevistados pretendem comprar um smartphone, enquanto 53% desejam presentear as mães com uma TV. Notebooks (40%) em terceiro lugar, fones de ouvido e headphones sem fio (34%), smartwatches (34%) e tablets (32%, também gozam do gosto do público.

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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