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Preços altos fazem consumidores desistirem de compras no supermercado

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Tempo de Leitura 2 min

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21 de ago. de 2024

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Notícias

Durante o primeiro semestre de 2024, 82% dos consumidores deixaram de comprar algum item no supermercado por conta do valor do produto. A estimativa, publicada em um levantamento da Neogrid, reforça a relevância do preço como um fator de compra decisivo em diferentes setores.

Conduzida em parceria com a Opinion Box, a pesquisa "Hábitos de Compra no Varejo Alimentar", realizada entre junho e julho de 2024, revela que, além do preço, os consumidores consideram promoções e descontos (65,7%) e a qualidade do produto (63%) como pontos cruciais no momento da compra.

O levantamento também apresenta quais itens se tornaram mais escassos nos carrinhos dos consumidores nos primeiros seis meses do ano. O azeite lidera essa lista, com 54,8% dos respondentes dizendo ter reduzido o consumo – fenômeno motivado pela alta de 19,8% no preço médio por unidade do produto em comparação com o início de 2024.

Buscando preços mais acessíveis, 62% dos consumidores apontam os atacados e atacarejos como bons locais para as compras. Quando questionados sobre as justificativas, produtos mais baratos (82,8%), de maior qualidade (56,9%) e mais variedade (73,1%) foram as mais citadas em referência a essas modalidades.

Apesar da ampliação na regularidade de visitas a atacados, os supermercados tradicionais se mantêm como a principal opção de varejo físico do consumidor para realizar compras (34,4%). Logo depois, aparecem, em segundo lugar, os atacarejos (30,1%), seguidos de hipermercados e grandes redes (24,3%).

Tecnologia é a solução?

51% dos entrevistados concordaram que o uso da inteligência artificial (IA) poderia ajudar em relação a preços mais justos, enquanto 95,8% responderam que gostariam de maior transparência sobre os motivos dos valores de cada produto.

O perfil de pessoas que fazem compras físicas ou online se mostrou equilibrado, com pouco mais de 50% dos respondentes preferindo efetuar todas as compras presencialmente, enquanto cerca de 35% por realizar parte delas digitalmente.

Quanto à assiduidade, 56% dos consumidores revelaram fazer compras online pelo menos uma vez no mês, apontando os preços mais baixos, as promoções exclusivas e a comodidade como os principais fatores para essa tomada de decisão.

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