Inovação é palavra chave para empresas de qualquer porte. Não podemos mais ignorar essa tranformação, já que passamos por uma pandemia que foi um grande divisor de águas e mudou radicalmente a maneira que vivemos, trabalhamos, consumimos e, inclusive, deixou o mercado ainda mais acirrado. Se queremos ter um produto ou uma solução competitiva, obviamente precisamos inovar.
Entretanto, falar de inovação ainda causa espanto para muitas organizações, visto que criar este ecossistema exige bastante flexibilidade e, na grande maioria das vezes, necessita de um olhar para a reeducação, pois antigas metodologias precisarão sair de cena para o novo entrar.
A 4ª edição da pesquisa Ace Innovation Survey, liderada pela consultoria de inovação ACE Cortex e que fornece um panorama da inovação nas companhias brasileiras, aponta que inovar é prioridade para 85% das empresas na formulação de suas estratégias de negócios. No entanto, apenas 36% possuem uma estrutura adequada para fomentar e desenvolver novas ideias.
Além disso, 45% dos respondentes acreditam que a principal barreira para a inovação é cultural. Ou seja, entendem que a visão, os valores, as estratégias e os processos de suas empresas não derivam de uma mentalidade disruptiva. Para 35% o impasse é financeiro – eles creem que faltam recursos para financiar projetos de inovação – e 25% enxergam que a ausência de uma liderança focada em inovação é o principal problema.
O que essa pesquisa mostra, de fato, é que para promover a inovação das empresas ainda faltam pessoas que estejam dispostas a isso. É preciso entender que os relacionamentos profissionais podem ser fontes de inovação e novas experiências, trazendo melhorias incrementais ou transformações originais em produtos, serviços, tecnologias ou processos de uma empresa. A colaboração é peça chave para acontecer a inovação.
E falando um pouco de inovação dentro do marketing de relacionamento, fica claro que conseguimos, nesse contexto, identificar e mapear com muito mais clareza a jornada do cliente, usar com mais inteligência os dados oferecidos e através deles potencializar as ações de oferta, proporcionando assim uma experiência muito mais significativa com as marcas e organizações.
É preciso pensar na inovação do marketing como algo infinito dentro de uma estratégia, tendo como objetivo criar raízes sólidas e personalizadas para a sustentação de um negócio. Só assim é possível criar produtos e serviços para o mercado, se comunicar com o público certo e criar um bom relacionamento. Sai na frente as empresas que estão sempre comprometidas com a inovação.
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