MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Pós-carnaval de 2024 promete a chegada de novas tendências ao mercado de trabalho. Sua empresa está preparada?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

19 de fev. de 2024

CATEGORIA

Artigos

“No Brasil, o ano começa depois do Carnaval”. Essa frase é dita pelo menos uma vez por dia em empresas de todo o país, ao longo do interminável mês de janeiro, que concilia o retorno à rotina de trabalho após o período festivo de Natal e Ano Novo, as férias escolares, o início do prazo para pagamento dos principais impostos nacionais e a preparação para a maior festa do calendário brasileiro.

Depois do período festivo, que dura em média uma semana e divide opiniões, as escolas retomam suas atividades, muitos negócios reabrem, as pessoas voltam à rotina e os planos de ação são colocados em prática, dando a sensação de que o ano começou pra valer.

Como estamos prestes a atravessar a “segunda virada de ano”, é preciso que as empresas estejam cientes de que 2024 chega com tendências novas, e algumas resgatadas, as quais devem impactar o mercado de trabalho e influenciar a produtividade dos colaboradores.

Para se adaptar às alterações na dinâmica e garantir uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes — quanto para atrair e reter os melhores talentos — entenda quais são as cinco principais tendências mundiais para implementar na sua empresa hoje mesmo:

1. Modo avião

Associada geralmente a dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e laptops, a expressão “modo avião” significa que todas as suas conexões de rede sem fio estão desativadas. No contexto empresarial, permitir que os colaboradores adotem o “modo avião” envolve a possibilidade de que eles se desconectem temporariamente para focar totalmente em uma determinada tarefa, evitando assim distrações e otimizando as suas entregas.

Priorizando esse “foco total”, mantém-se o trabalho híbrido, cujos dias de home office permitem um mergulho profundo em determinadas tarefas a serem executadas de forma individual, enquanto os dias no escritório envolvem mais o trabalho em equipe.

A privacidade necessária para focar em uma determinada tarefa exige ainda repensar a arquitetura das organizações, com espaços individuais para o trabalho ou até mesmo bibliotecas nos escritórios, enquanto as mesas sem divisórias, a grande tendência das últimas décadas, promovem a integração e beneficiam tarefas que envolvem mais de um integrante da equipe.

2. Períodos de descanso mais longos

Adotada em países como Bélgica, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão, a semana de trabalho de quatro dias – em inglês, 4 Day Work Week – é uma tendência que chega também ao Brasil. Modelo de semana de trabalho em que os funcionários trabalham por quatro dias consecutivos, em vez dos tradicionais cinco dias, a ideia por trás dessa abordagem é oferecer aos trabalhadores mais flexibilidade no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, bem como potencialmente reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho.

O modelo pode ser implementado de diversas maneiras, como estender as horas de trabalho nos dias em que se trabalha para compensar as horas perdidas no dia livre, ou simplesmente reduzir a carga horária semanal total.

Embora por vezes signifique menos horas trabalhadas, a redução da jornada de trabalho para quatro dias tem mostrado aumento no índice de produtividade e no nível de satisfação dos funcionários.

3. Atenção ao bem-estar da equipe

O pacote de benefícios flexível tem sido cada vez mais valorizado e ganha destaque enquanto um elemento motivador para atrair e reter talentos, já que possui itens que se adequam às necessidades e preferências de cada colaborador. Assim, um pacote flexível permite que a empresa atenda a uma força de trabalho diversificada, levando em consideração as diferentes idades, estilos de vida, níveis familiares e preferências.

Entram em cena itens tradicionais como cartões de desconto e vales refeição e alimentação, além de benefícios que promovam o bem-estar físico e emocional, a exemplo de flexibilidade na jornada de trabalho, day off no aniversário, incentivo à atividade física e suporte para a saúde mental. Outros benefícios são licença parental estendida, participação nos lucros, previdência privada e auxílios para pets.

Oferecer opções de benefícios contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos ao mesmo tempo em que permite que os funcionários se sintam mais valorizados e reconhecidos, contribuindo para um maior engajamento e motivação no trabalho, pois os colaboradores percebem que a empresa está investindo em seu bem-estar. Dessa forma, a satisfação no trabalho tende a aumentar, criando um ambiente mais positivo e produtivo, o que contribui para um clima organizacional saudável.

4. Uso da inteligência artificial generativa

O uso da inteligência artificial generativa no ambiente de trabalho tem crescido significativamente e está impactando várias áreas. Seja na geração de conteúdos, como redação de e-mails e correção de erros gramaticais, na automação de processos ou no recrutamento e seleção de funcionários, a IA generativa tem sido aplicada no ambiente de trabalho.

A inteligência artificial generativa pode ser aplicada para automatizar processos repetitivos e rotineiros. Isso pode incluir a automação de tarefas administrativas, o que possibilita uma economia de tempo para os funcionários, permitindo que se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas.

Em relação aos processos de recrutamento, a IA generativa pode ser aplicada para analisar currículos, identificar candidatos qualificados e até mesmo conduzir entrevistas iniciais, como é o caso do Refuturiza 360º. Isso economiza tempo dos profissionais de RH e ajuda a identificar talentos de maneira mais eficiente.

Ao implementar tecnologias de IA generativa, as empresas devem considerar questões éticas, como privacidade, transparência e equidade, para garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira responsável e inclusiva.

5. Apoio no desenvolvimento de carreira dos funcionários

O apoio ao desenvolvimento de carreira dos funcionários é fundamental para a satisfação e retenção de talentos, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais motivador. Assim, um caminho é oferecer programas de treinamento contínuo para desenvolver habilidades técnicas e competências comportamentais, sobretudo de forma online, permitindo o acesso em qualquer tempo e espaço. Ecossistemas como a Refuturiza, por exemplo, que desenvolvem continuamente seus colaboradores por meio do Plano de Desenvolvimento Individual atrelado à sua Universidade Corporativa.

Também é importante reconhecer e recompensar os funcionários que buscam continuamente aprimorar suas habilidades e conhecimentos, por isso ofereça suporte financeiro ou outros benefícios para incentivar a participação em programas de educação continuada.

Ao adotar essas práticas, as empresas podem criar um ambiente que apoia ativamente o desenvolvimento de carreira dos funcionários, promovendo o crescimento profissional e contribuindo para a construção de uma equipe motivada e engajada.

*Cecília Barçante é Head de Empregabilidade da Refuturiza.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme