3,8 milhões de pizzas são produzidas diariamente em todo o Brasil. O alto volume de produção da primícia italiana, apontado no ano passado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), é compatível com a crescente relevância da massa no universo de foodservice. Nesse sentido, a importância da pizza para os brasileiros saltou de 12%, em 2022, para 17% em 2023, conforme apontam dados divulgados no estudo Costumer Insights 2023, produzido pela Kantar. O estudo aponta, também, que as pizzas ocupam a segunda posição em termos de contribuição de volume para o fast food. Entre 2022 e 2023, o indicador teve alta de 2,8%, e a massa perdeu apenas para os sanduíches e hambúrgueres (+5%). A ascensão desencadeou o aumento nos pedidos de pizza via delivery. A modalidade é utilizada, principalmente, pela Geração Z (alta de 31% na comparação entre 2022 e 2023 para os jovens de 18 a 29 anos) e via WhatsApp (crescimento de 5% no período). Curiosamente, a tendência se mantém mesmo em um cenário marcado pelo custo maior (+11%) em comparação às outras formas de pedido de pizza. Segundo a Apubra, a pizza de calabresa é a mais pedida no país, representada por 38,2% dos pedidos de pizzarias que participaram do levantamento. Já o segundo sabor mais consumido é o de muçarela, que concentra 16,2% dos pedidos, seguido pela pizza de margherita, em terceiro lugar, com 13,2%. Leia também: Por dentro das estratégias de expansão da Pizza Hut no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST