O Brasil é o segundo país que mais consome pizza no mundo. Por si só, seria fácil garantir que uma empresa do ramo facilmente teria sucesso, mas mesmo para grandes redes como a Pizza Hut, é preciso se atualizar e reinventar a todo momento. A empresa produziu no último ano mais de 35 mil toneladas da massa Pan em suas mais de 200 lojas no país, mas segue inovando e apresentando novos formatos de produtos para atender às diferentes ocasiões de consumo.
Dentre os desafios, está tornar a segunda-feira um dia comum para pedir uma pizza. Para isso, trabalha junto a parceiros de delivery, além de criar promoções no aplicativo próprio para estimular o consumo. O resultado é que o app do Pizza Hut vem obtendo um crescimento exponencial, alcançando mais de 644 mil downloads e mais de 470 mil clientes cadastrados.
Mais da metade das vendas totais (60%) da rede neste ano ocorreram via delivery, mostrando que as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com o consumo, onde quer que estejam. “Seja no trabalho, em casa ou em reunião de amigos, a pizza é uma opção que agrada facilmente. Mas ainda está posicionada como uma escolha de fim do dia ou da semana, como indulgência. Nossa estratégia quer mostrar que é possível consumir e escolher Pizza Hut para qualquer momento”, contou Camilla Ortenblad, Diretora de Marketing e Comercial da Pizza Hut no Grupo IMC.
O retorno das lojas físicas
Tradicional nos anos de 1980 e 1990, a pizzaria com ares de restaurante vem voltando com tudo. A Pizza Hut vem investindo na abertura de cada vez mais unidades do tipo no país, entendendo a proposta em torno do alimento, além da saciedade: também é um momento de confraternização. Com ambientes temáticos, a rede aposta nas unidades para impulsionar ainda mais o crescimento da marca no Brasil.
Junto a isso, chega uma nova fase na campanha da empresa: a tradicional massa Pan. “Ela é uma das mais populares e queridas, por ter características únicas. Nesse novo momento da campanha, reforçamos a escolha por esse formato para abranger mais o público. Se em Melts o foco estava na geração Z, nesse momento do ano queremos trabalhar a tradição, mas sem deixar de reforçar o sabor”, contou Camilla.
A executiva explica que a campanha com foco neste business core é justamente para reforçar a origem e a qualidade da massa pan, que atualmente é responsável por mais de 90% das vendas na Pizza Hut e ainda tem bastante oportunidade de ganhar mais alcance e frequência entre os consumidores brasileiros, tanto em ocasiões coletivas, quanto em individuais.
Não à toa, a marca apostou na campanha "Deu Ruim? Dá um Hut", que celebra essa forte tradição: independentemente da situação, uma pizza com massa pan é sempre uma ótima escolha. O mote reflete a essência da marca, que ao longo de mais de 60 anos, conquistou fãs de todas as idades, inclusive a Geração Z, que valoriza autenticidade e sabor.
“A Pizza Hut é uma marca que atravessa o tempo e busca se reinventar, sem perder sua essência. A comunicação agora reforça os atributos do nosso carro-chefe. Já era algo programado em nossa estratégia. Isso porque entendemos que o Mercado de Pizza hoje é muito forte no contexto de vizinhança. E o que eles oferecem que também dá certo? O tradicional. Então nos aproximamos cada vez mais do consumidor atendendo os apelos “de vizinhança”, sem perder nosso estilo inovador”, pontuou a executiva.
Diálogo no digital
Camilla conta que parte da estratégia de manter a marca sempre relevante e presente na vida do consumidor é ouvindo os pedidos, se mostrando autêntica e dialogando junto aos consumidores. “Hoje o Marketing de Influência nos dá essa ponte muito boa. Trabalhamos com nano e microinfluenciadores, além dos grandes, que geram conversas o tempo todo sobre a marca. São pessoas que exemplificam as diferentes ocasiões de consumo e tornam nossa comunicação mais real”, contou a Diretora de Marketing e Comercial da Pizza Hut no Grupo IMC.
Com isso, Camilla garante: é possível trabalhar os diferentes produtos da marca enquanto as campanhas oficiais são ativadas. “Temos opções de entrada, doces, massas como lasanha e penne – que terão novidades em breve – além de nossas pizzas fina ou pan. Ou seja, há um leque de opções a serem trabalhadas e que atende a diversos públicos e gerações. Então é comum que uma categoria pontualmente se sobressaia a outra em uma campanha”, afirmou.
Para desenvolver cada linha, as promoções no aplicativo ou em parceiros como iFood são essenciais. “Continuamos desenvolvendo ofertas especiais para justamente tirar o consumidor da zona de conforto de consumir aos finais de semana e ainda apresentar nosso cardápio. Porque muitos acabam pedindo sempre a mesma coisa. A pizza pan de Pepperoni, por exemplo, é um destaque, representando cerca de 20% das vendas totais da rede”, finalizou Camilla.
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