Para a empolgação de uns e desespero de outros, a inteligência artificial está cada vez mais presente na construção de campanhas publicitárias. Mas a Piracanjuba decidiu ir além do esforço publicitário convencional e utilizou a tecnologia para lançar a campanha “Desaparecidos”, que combina IA com a experiência de um perito criminal para criar imagens que mostram como pessoas desaparecidas há décadas estariam nos dias de hoje.
Desenvolvida pela Ampfy em parceria com a Associação Mães da Sé, a campanha se inspira em um movimento estadunidense nos anos 80, época em que fotos de pessoas desaparecidas apareciam em caixas de leite, criando uma sólida rede de comunicação sobre a ocorrência. De maneira similar, a campanha se apoia na capilaridade da Piracanjuba para aumentar as chances de que os desaparecidos possam ser encontrados.
Além de envelhecer os desaparecidos, a tecnologia também contribuiu para manipular retratos antigos em cenas atuais, inserindo as pessoas procuradas em situações do cotidiano, mais familiares aos observadores. As fotos serão inseridas em milhões de embalagens produzidas pela Tetra Pak, que serão distribuídas em todo o território nacional com a logística da Piracanjuba.
Nos canais digitais, o endereço piracanjuba.com.br/desaparecidos foi designado para fornecer informações adicionais sobre a iniciativa e espalhar informações sobre cada uma das pessoas apresentadas na campanha. O perfil da Mães da Sé no Instagram vai mostrar diversas fotos e até vídeos, tudo feito por I.A. a partir de um único retrato antigo.
Segundo Lisiane Campos, diretora de Marketing da Piracanjuba, "Desaparecidos” é uma ação perene, e sua continuação já é prevista para o ano que vem. A profissional ressaltou que o objetivo da ação é gerar empatia e contribuir para a solução do desaparecimento das pessoas retratadas. A campanha acontecerá em “ondas” distintas para a divulgação de novas fotografias.
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